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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66558
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA: ESTUDO DE CASO
Aprendizaje basado en problemas y la formación del fisioterapeuta: estudio de caso clínico
Título alternativo
Problem-based learning and the training of the physiotherapist: a case studyAprendizaje basado en problemas y la formación del fisioterapeuta: estudio de caso clínico
Autor(es)
Afiliação
Universidade do Vale do Itajaí. Centro de Ciências da Saúde. Itajaí, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Pediatria. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Programa Doutoral em Ciências da Educação. Porto, Portugal.
Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Pediatria. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Porto. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Programa Doutoral em Ciências da Educação. Porto, Portugal.
Resumo
O objetivo geral do estudo foi investigar limites e possibilidades da aprendizagem baseada em problemas na formação do fisioterapeuta. O estudo caracterizou-se como pesquisa de natureza qualitativa, com os dados coletados por meio de entrevistas e questionários realizados com docentes e discentes de um curso de fisioterapia, além de observações em sala de aula. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os três blocos temáticos definidos a priori trataram da concepção do processo saúde-doença, percepção e enfoque do currículo. Por fim, indicamos como limites na formação do fisioterapeuta a percepção do processo saúde-doença, falta de bases teóricas, falta de participação dos alunos, diferença de personalidades e estudo individualizado. As potencialidades apontadas relacionam-se a: boa comunicação, trabalho em conjunto promovendo habilidades profissionais, interajuda e discussão de assuntos, como a integração dos conteúdos e o estudo independente. Este trabalho apresentou indícios de que nas formações investigadas há mais limites do que possibilidades no que se refere à formação de um profissional mais crítico, reflexivo e humanista. Ainda reconhecemos a possibilidade do Problem-Based Learning como prática pedagógica em prol de uma formação mais humana e crítica.
Resumo em Inglês
The overall objective of the study was to
investigate limits and possibilities of problem-based
learning in the training of the physiotherapist. The
study is characterized as qualitative research, and data
were collected through interviews and questionnaires
conducted with teachers and students of a physical
therapy course, in addition to classroom observations.
The data were analyzed based on content analysis. The
three thematic blocks defined in advance addressed the
health-disease process conception, perception, and focus
of the curriculum. Finally, we indicate the perception of
the health-disease process, the lack of theoretical bases,
of student participation, the difference in personalities,
and individualized study as limits in the physiotherapist’s training. The potentialities pointed out relate to
good communication, joint work promoting professional
skills, mutual help, and discussion of subjects, such as
content integration, and independent studies. This study
showed signs that in the training investigated there
are more limits than possibilities regarding forming a
more critical, reflective, and humanistic professional.
We also recognize the possibility of Problem-Based
Learning as pedagogical practice in favor of a more
humane and critical training.
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