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PROLIFERAÇÃO LEGISLATIVA NO SETOR SAÚDE: CONQUISTA OU IMPASSE?
Produção normativa
Saúde
Direito sanitário
Sistema Único de Saúde
Normative production
Health
Health law
Brazilian Public Health System
Lucchese, Geraldo | Fecha del documento:
2013
Titulo alternativo
Legislative proliferation in health sector: conquest or impasse?Autor
Afiliación
Câmara dos Deputados. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
Objetivo: estudar a proposição e aprovação de leis voltadas para a atenção de agravos específicos e suas consequências. Metodologia: análise documental nos bancos de dados de informação legislativa mantidos pelas duas casas do Congresso Nacional. Resultado: no período de 2006 a 2008, foram aprovadas e sancionadas dez leis; e 67 projetos de lei foram apresentados à Câmara dos Deputados. Discussão: não obstante a Constituição Federal de 1988 prever o atendimento universal e a integralidade da atenção à saúde, o legislador brasileiro tem aprovado leis que obrigam o SUS a fornecerserviços ou produtos de tipo determinado. Conclusão: os pacientes melhor organizadosestão conseguindo aprovar leis que contemplem seus interesses, o que indica uma perspectiva de a legislação sanitária constituir-se, em futuro próximo, em um ordenamento fragmentado, que descaracteriza oprincípioconstitucional da integralidade e as diretrizes contidas na Lei Orgânica da Saúde, em especial a equidade. A legislação sanitária tende a se tornar um emaranhado de leis específicas, muitas delas sem função jurídica, com caducidade previstaem razãodo seu detalhamentotécnico ou administrativo. Estas leis não irão suprir as carências e falhas do Poder Executivo na gestão do SUS.A concretização do direito à saúde no Brasil não depende da proliferação de leis específicas que obriguem os gestores a realizar tal ou qual tratamento ou procedimento. O direito à saúde depende, principalmente, da estruturação do SUS, da profissionalização dos seus quadros técnicos e administrativos e da consolidação da democracia.
Resumen en ingles
Objective: to study the proposal and approval of laws aimed at care
for specific diseases and its consequences. Methodology: analysis of
documents in databases on legislative information, held by both houses of the
Brazilian Congress. Results: in the period of 2006 to 2008, were approved and
sanctioned 10 specific laws and 67 bills were presented to the House of
Representatives. Discussion: despite the 1988 Federal Constitution provide for
the care and completeness of universal health care, the Brazilian legislator has
passed laws compelling the public health system to provide services or
products of specific types. Conclusion: patients better organized approved laws
that address their interests, which indicates the perspective of the health legal
system became fragmented, mischaracterizing completeness and principles
contained in the Constitution and the Organic Law of Health. The health legislation is likely to become a tangle of specific laws, many without legal
basis, which tend to lapse because the technical or administrative detailing they
bring. These laws will not remedy the shortcomings and failures of the executive
management of health system. The realization of the right to health in Brazil is
not dependent on proliferation of specific laws requiring managers to
accomplish this or that treatment or procedure. The right to health depends
mainly on thes tructure of the public health system, the professionalization of its
technical and administrative staff and the consolidation of democracy.
Palabras clave en portugues
Proliferação legislativaProdução normativa
Saúde
Direito sanitário
Sistema Único de Saúde
Palabras clave en ingles
Legislative proliferationNormative production
Health
Health law
Brazilian Public Health System
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