Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6628
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE
Titulo alternativo
Social representation of environmental education by third age groupsAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Este estudo buscou compreender os sistemas de significação socialmente construídos e compartilhados por grupos de idosos residentes em área urbana da região metropolitana de Belo Ho-rizonte, Minas Gerais, sobre temas ambientais. A teoria das representações sociais foi o referencial que orientou o trabalho, na direção de um estudo comparativo entre dois grupos de terceira idade: o grupo Fonte de Vida, de Belo Horizonte, e o Clube Viver Melhor, do município de Betim. Foram entrevista-dos vinte idosos e as entrevistas foram analisadas na perspectiva da análise de conteúdo. As represen-tações mostraram que os idosos têm percepção da degradação ambiental e apostam na cooperação, solidariedade e educação, em sentido amplo, e em sua participação como atores sociais, em contextos singulares, para o despertar de uma sensibilização ambiental.
Resumen en ingles
The present study was dedicated to understanding the system of meanings socially con-structed and shared by Third Age groups of people living in urban areas of the metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. The theory of social representation was employed as a theoretical parameter to make comparisons between two third age groups, the Fonte Vidagroup from Belo Horizonte and the Clube Viver Melhor group from Betim. Twenty older citizens were interviewed and the outcomes analyzed using the content analysis. The representations showed that older people have understandings of environmental degradation and look broadly for cooperation, solidarity and education, in their participation as social players, and in a singular context, for ecological sensitization.
Compartir