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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66160
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ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidade08 Trabalho decente e crescimento econômico
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INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
Empleabilidad de los graduados de un curso de educación física con énfasis en la educación para la salud
Título alternativo
Professional insertion of the graduates from a physical education course with emphasis on health trainingEmpleabilidad de los graduados de un curso de educación física con énfasis en la educación para la salud
Afiliação
Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Santos, SP, Brasil.
Resumo
Os objetivos do estudo foram compreender a inserção profissional dos egressos de um curso de Educação Física com ênfase na formação em saúde na perspectiva do Sistema Único de Saúde e analisar a relação desta inserção com a formação interdisciplinar e interprofissional proposta pela instituição – no caso, a Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Para tanto, em 2012, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa que analisou parte do banco de dados de um estudo que objetivou avaliar o projeto de educação interprofissional na formação com ênfase em saúde da instituição. Da amostragem total dessa pesquisa (107 voluntários), foram incluídos nesse estudo 15 egressos do curso de Educação Física formados nas 1a e 2a turmas. A análise dos dados foi realizada por categorias não apriorísticas. Os resultados demonstraram que os egressos foram inseridos em áreas comuns à Educação Física (academias de ginástica, personal trainer , avaliação física, entre outros), na pós-graduação e, em menor frequência, na perspectiva do Sistema Único de Saúde. Conclui-se que ainda é pequena a inserção de profissionais de Educação Física no Sistema Único de Saúde, mesmo para um curso com essa ênfase.
Resumo em Inglês
The objectives of the study were to understand the employability of the graduates from a Physical
Education course with emphasis on health training from
the perspective of the Unified Health System and to
analyze the relationship between this insertion and the
interdisciplinary and interprofessional training proposed
by the institution – in this case, the Federal University of
São Paulo – Baixada Santista Campus, São Paulo, Brazil.
For that, in 2012, an exploratory qualitative research
was developed, which analyzed part of the database
of a study that aimed to evaluate the interprofessional
education project in the health training program of the
institution. From the total sample of this research (107
volunteers), 15 graduates from the Physical Education
course, formed in the 1st and 2nd classes, were included
in the study. Data analysis was performed by a posteriori
categories. The results showed that the graduates were
inserted in areas common to Physical Education (gymnastic
academies, personal trainer, physical evaluation, among
others), in postgraduation and, less frequently, in the
Unified Health System environment. It is concluded that
the employability of Physical Education professionals
in the Unified Health System is still small, even for a
course with this emphasis.
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