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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66074
O LUGAR DA MILITÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ANÁLISE COM BASE EM UMA POLÍTICA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
El lugar de la militancia en la construcción de la educación en salud: análisis con base en una política regional de educación permanente
Políticas públicas
Regionalização da saúde
Educação permanente em saúde
Alternative title
The place of militance in the construction of health education: analysis based on a regional policy of permanent educationEl lugar de la militancia en la construcción de la educación en salud: análisis con base en una política regional de educación permanente
Affilliation
Universidade de Santa Cruz do Sul. Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Universidade de Santa Cruz do Sul. Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
O artigo apresenta uma análise sobre a importância da militância na construção de uma política pública regional de educação permanente. Ao tomarcomo referência a atuação política de participantes da Comissão de Integração Ensino-Serviço, na Região 28 de Saúde, no Rio Grande do Sul, a análise dá atenção ao espaço político que os participantes da Comissão ocupam não somente na articulação política, mas, também, na própria execução de ações relacionadas à educação permanente em saúde na região pesquisada. Sob o ponto de vista metodológico, a pesquisa da qual resultou este artigo foi realizada com base em dois procedimentos principais: levantamento e análise de dados secundários que abrangeram legislações relacionadas à política de educação permanente em saúde e a estruturação da Comissão de Integração EnsinoServiço; realização de entrevistas semiestruturadas com participantes da Comissão da Região 28 de Saúde do Rio Grande do Sul. Como resultado, verificou-se que, embora a Comissão de Integração Ensino-Serviçotenha sido instituída pela legislação com funções apenas consultivas no âmbito das regiões de saúde, a atuação comprometida dos seus participantes na Região 28 de Saúde consegue transformá-la num importante espaço (regional) de militância e de execução de políticas de educação permanente em saúde.
Abstract
The article presents an analysis about the importance of militancy in the construction of a regional public policy of permanent education. Tak-ing as a reference the political action of participants of the Commission for Integration Teaching-Service, in Region 28 of Health, in Rio Grande do Sul, Bra-zil, the analysis gives attention to the political space that Comission participants occupy not only in the political, but also in the execution of actions related to permanent health education in the region. From the methodological point of view, the research was based on two main procedures: survey and analysis of secondary data, which covered legislation related to the policy of permanent education in health and the structuring of Commission for Integration Teaching-Service; semi-structured interviews with Commission for Integration Teaching-Service participants from Region 28 of Health of Rio Grande do Sul. As a result, it was verified that, although the Commission for Integration Teaching-Service was established by legislation with only advisory functions within the health regions, the committed performance of its participants in Region 28 of Health of Rio Grande do Sul is able to transform it into an important space (regional) of militancy and execution of policies of permanent education in health.
Keywords in Portuguese
MilitânciaPolíticas públicas
Regionalização da saúde
Educação permanente em saúde
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