Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65408
INOVAÇÕES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO EM SAÚDE INSPIRADAS NA OBRA DE ANÍSIO TEIXEIRA
Escola democrática
Anísio Teixeira
Ensino em saúde
Formação em saúde
Democratic school
Anísio Teixeira
Teaching in health
Formation in health
Práticas Interdisciplinares
Universidades
Educação em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Título alternativo
Syllabus innovations for health education inspired by Anisio Teixeira’s workAfiliação
Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva. Salvador, BA, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Vice Presidência de Educação, Comunicação e Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Vice Presidência de Educação, Comunicação e Informação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este artigo teve o objetivo de compartilhar questões e reflexões provocadas pelo desafio de organizar o projeto curricular, em regime de ciclos, dos cursos de saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. Inspirado no sistema universitário norte-americano, que tem os colleges como nível inicial de formação, o primeiro ciclo dos cursos de saúde da instituição compõe-se de um bacharelado interdisciplinar em saúde, com duração de três anos, e uma proposta de formação docente para o ensino médio com foco na promoção da saúde, qualidade de vida e educação inclusiva, ainda em fase preliminar de elaboração, o que reforça a integração da universidade no sistema geral de educação. A inspiração da obra e vida de Anísio Teixeira se revela em dois planos: em seu projeto de uma universidade popular e no conceito de escola democrática, incorporada como efeito prático no modelo de Escola Parque, especialmente nos temas da educação integral, inclusiva e fundada em práticas concretas. Em relação aos processos de ensino-aprendizagem presentes na obra anisiana, o artigo destaca a valorização de pedagogias críticas fundadas na capacidade de ‘aprender fazendo’ e o papel da ciência e da tecnologia como distintivo cultural da modernidade.
Resumo em Inglês
This text aimed to share questions and reflections provoked by the challenge of organizing the syllabus project, in cycle regime, of the health courses of
the universidade Federal do Sul da Bahia. Inspired by
the American University system, which has colleges as
the initial level of training, the first cycle of the health
course is composed of an Interdisciplinary Bachelor in
Health, lasting three years, and a proposal for training
teachers for high school with a focus on Health Promotion, Quality of Life and Inclusive Education, still
in preliminary phase of elaboration, reinforcing the
integration of the university into the general system
of education. The inspiration is the work and life of
Anísio Teixeira, which reveals itself in two planes: in
his project of a Popular University and in the concept of
the democratic school, incorporated as a practical effect
in the model of Escola Parque, especially in the themes
of integral, inclusive education, founded on concrete
practices. Regarding the teaching-learning processes
present in the Anisian work, the text highlights the
value of critical pedagogies founded on the ability to
‘learn by doing’ and the role of science and technology
as a cultural distinctive of modernity.
Palavras-chave
Bacharelado interdisciplinarEscola democrática
Anísio Teixeira
Ensino em saúde
Formação em saúde
Palavras-chave em inglês
Interdisciplinary undergraduationDemocratic school
Anísio Teixeira
Teaching in health
Formation in health
DeCS
EstudantesPráticas Interdisciplinares
Universidades
Educação em Saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Compartilhar