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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65376
PROCESSO EDUCATIVO DO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO À HIPERTENSÃO E DIABETES
Proceso educativo del núcleo extendido de salud familiar en el cuidado de la hipertensión y la diabetes
Estratégia de saúde da família
Educação em saúde
Educação permanente
Hipertensão
Diabete mellitus
Family health strategy
Health education
Permanent education
Hypertension
Diabetes mellitus
Estrategia de salud familiar
Educación en salud
Educación permanente
Hipertensión
Diabetes mellitus
Estratégias de Saúde Nacionais
Educação em Saúde
Educação Continuada
Hipertensão
Diabetes Mellitus
Título alternativo
Educational process of the extended family health center in the care of hypertension and diabetesProceso educativo del núcleo extendido de salud familiar en el cuidado de la hipertensión y la diabetes
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Objetivou-se avaliar o processo educativo realizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica na atenção à hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus em Recife, Pernambuco. Foi realizada uma pesquisa avaliativa orientada pela teoria educacional de Paulo Freire, com elaboração de um modelo teórico. Participaram do estudo quatro profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica, onze profissionais da Estratégia Saúde da Família e dez usuários com hipertensão e/ou diabetes. Foram realizados grupos focais e os dados coletados, entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019, foram submetidos à análise de conteúdo. Evidenciou-se a coexistência do uso pelos profissionais das concepções bancária e problematizadora. Foram identificadas práticas verticalizadas e pouco dialogadas pelos profissionais, bem como uma visão curativista e medicalocêntrica nos discursos dos usuários. Observou-se também ações transformadoras no processo de trabalho dos profissionais e relatos de melhorias das condições de saúde dos usuários participantes dos grupos educativos. Além disso, o incentivo pela busca de direitos durante as ações educativas levou à conquista da implantação do Programa Academia da Cidade no território. Esses achados revelam o poder de transformação das ações educativas quando se tornam participativas e construídas com base nas experiências e necessidades da população.
Resumo em Inglês
The objective was to evaluate the educational process carried out by the Extended Family Health and
Primary Care Center in the care of systemic arterial hypertension and diabetes mellitus in Recife, Brazil.
An evaluative research was conducted, guided by Paulo Freire’s educational theory, with the elaboration
of a theoretical model. Four professionals from the Extended Family Health and Primary Care Center,
eleven professionals from the Family Health Strategy and ten patients with hypertension and / or diabetes
participated in the study. Focus groups were conducted, and the data collected between November 2018
and February 2019 were submitted to content analysis. The coexistence of use by professionals of banking
and problematizing concepts was evidenced. Vertical and little discussed by the professionals practices as
well as a curative and medical-centered view in the patients’ statements were identified. There were also
transformative actions in the work process of professionals and reports of improvements in the health
conditions of patients participating in educational groups. In addition, the incentive to seek rights during
educational activities led to the achievement of the implementation of the Academia da Cidade [City Gym]
Program in the territory. These findings reveal the transformative power of educational actions when
they become participatory and are built based on the experiences and needs of the population.
Resumo em Espanhol
El objetivo de este estudio fue evaluar el proceso educativo llevado a cabo por el Núcleo Extendido de Salud
Familiar y Atención Primaria en el cuidado de la hipertensión arterial sistémica y la diabetes mellitus en
Recife, Brasil. Se realizó una investigación evaluativa, guiada por la teoría educativa de Paulo Freire, con la
elaboración de un modelo teórico. Participaron del estudio cuatro profesionales del Núcleo Extendido de
Salud Familiar y Atención Primaria, once profesionales de la Estrategia de Salud Familiar y diez usuarios
con hipertensión y / o diabetes. Se realizaron grupos focales y los datos recopilados entre noviembre de
2018 y febrero de 2019, se sometieron a análisis de contenido. Se evidenció la coexistencia de uso por parte
de profesionales de l aconcepción bancaria y problematizadora. Se identificaron prácticas verticales y poco
discutidas por parte de los profesionales, así como una visión curativista y centrada en la figura del médico
en los discursos de los usuarios. También se observaron acciones transformadoras en el proceso de trabajo
de los profesionales e informes de mejoras de las condiciones de salud de los usuarios que participan en
grupos educativos. Además, el incentivo en buscar derechos durante las actividades educativas condujo a
la implementación del Programa Academia de la Ciudad en el territorio. Estos hallazgos revelan el poder
transformador de las acciones educativas cuando se involucran en la participación y se construyen con
base en las experiencias y necesidades de la población.
Palavras-chave
Avaliação em saúdeEstratégia de saúde da família
Educação em saúde
Educação permanente
Hipertensão
Diabete mellitus
Palavras-chave em inglês
Health assessmentFamily health strategy
Health education
Permanent education
Hypertension
Diabetes mellitus
Palavras-chave em espanhol
Evaluación en saludEstrategia de salud familiar
Educación en salud
Educación permanente
Hipertensión
Diabetes mellitus
DeCS
Avaliação em SaúdeEstratégias de Saúde Nacionais
Educação em Saúde
Educação Continuada
Hipertensão
Diabetes Mellitus
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