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ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
02 Fome zero e agricultura sustentável08 Trabalho decente e crescimento econômico
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A OFERTA DO CAFÉ DE RUA NAS CAPITAIS SÃO PAULO E VITÓRIA
La oferta de café en las calles de las capitales estatales São Paulo y Vitória
Pandemia
Alimento de rua
Provisão e distribuição de café
Semiótica discursiva
Pandemic
Street food
Provision and distribution of coffee
Discursive semiotics
Pandemia
Comida de la calle
Provisión y distribución de café
Semiótica discursiva
Christiane Barbara Odoki Melo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
Flavia Mayer dos Santos Souza da Universidade Federal do Espírito Santo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
Simone Bueno da Silva da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
Valdenise Leziér Martyniuk da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
Título alternativo
The offer of coffee on the streets of the state capitals São Paulo and VitóriaLa oferta de café en las calles de las capitales estatales São Paulo y Vitória
Autor(es)
Afiliação
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Vitória, ES, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Vitória, ES, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. São Paulo, SP, Brasil.
Resumo
A pandemia gerou impactos sociais e econômicos, como o trabalho informal dos que se ocupam do serviço de café de rua, ampliado na retomada pós isolamento. O artigo analisa as significações construídas pelas instalações do serviço nas ruas de São Paulo (SP) e Vitória (ES), enquanto manifestações do empreendedorismo por necessidade. O corpus foi coletado em dias úteis, no início das manhãs, em diversos pontos das capitais. A semiótica discursiva sustenta a análise e seu método permitiu traçar isotopias conectoras de figuras e temas. Os resultados apontam para a comunicação dos sentidos da informalidade, casualidade e familiaridade, marcados pela presença feminina, pela autonomia imposta aos sujeitos produtor/vendedor e consumidor e pela conexão entre a energia dada pela bebida e o trabalho. Esses significados vêm embebidos no risco vivido por esses sujeitos, aconchegados entre si e alijados da proteção de políticas públicas de trabalho, condições sanitárias, serviços de transporte e saúde.
Resumo em Inglês
The pandemic has generated social and economic impacts, such as the informal work of those who sell coffee on the streets, expanded in the post-isolation resumption. The article analyzes the meanings constructed by the service facilities in São Paulo (SP) and Vitória (ES), as demonstrations of the entrepreneurship by necessity. The corpus was collected on weekdays, in places of the state capitals. Discursive semiotics underpins the analysis, suggesting connective isotopies of figures and themes. The results point to the
communication of the senses of informality, casualness and familiarity, marked by the female presence, by the autonomy imposed on the subjects producer/seller and consumer and by the connection between the energy given by the drink and the work. These meanings are embedded in the risk experienced by these subjects, snuggled among themselves and excluded from the protection of public policies of work, sanitary conditions, transportation and health services.
Resumo em Espanhol
La pandemia generó impactos sociales y económicos, como el trabajo informal de quienes se ocupan del servicio de café en las calles, ampliado en la reanudación post-aislamiento. El artículo analiza los significados construidos por las instalaciones de servicios en las calles de São Paulo (SP) y Vitória (ES), como manifestaciones de emprendimiento por necesidad. El corpus fue recolectado entresemana, en puntos de las capitales. La semiótica discursiva sustenta el análisis y permitió trazar isotopías conectoras de figuras y temas. Los resultados apuntan para la comunicación de los significados de informalidad, marcados por la
presencia femenina, por la autonomía impuesta a los sujetos productor/vendedor y consumidor, y por la conexión entre la energía dada por la bebida y el trabajo. Estos significados están incrustados en el riesgo vivido por estos sujetos, y excluidos de la protección de las políticas públicas laborales, las condiciones sanitarias, los servicios de transporte y salud.
Palavras-chave
Empreendedorismo por necessidadePandemia
Alimento de rua
Provisão e distribuição de café
Semiótica discursiva
Palavras-chave em inglês
Entrepreneurship by necessityPandemic
Street food
Provision and distribution of coffee
Discursive semiotics
Palavras-chave em espanhol
Emprendimiento por necesidadPandemia
Comida de la calle
Provisión y distribución de café
Semiótica discursiva
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Referência
BUCCIARELLI, Bruno Barreto; MELO, Christiane Barbara Odoki; SOUZA , Flavia Mayer dos Santos; SILVA, Simone Bueno da; MARTYNIUK, Valdenise Leziér. A oferta do café de rua nas capitais São Paulo e Vitória. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, p. 274–290, abr./jun. 2024.DOI
10.29397/reciis.v18iAhead-of-Print.3806ISSN
1981-6278Notas
Bruno Barreto Bucciarelli da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).Christiane Barbara Odoki Melo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
Flavia Mayer dos Santos Souza da Universidade Federal do Espírito Santo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
Simone Bueno da Silva da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
Valdenise Leziér Martyniuk da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - v. 18 n.2 (2024).
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