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Tipo
TesisDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
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ENSINAR NA ERA TECNOLÓGICA: EDUCAÇÃO MÉDICA, BIG DATA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ASPECTOS ÉTICOS
Inteligência Artificial
Educação Médica
Bioética
História da Medicina
Revisão
Pesquisa Qualitativa
Artificial Intelligence
Medical Education
Bioethics
Gorini, Claudia Correia | Fecha del documento:
2024
Titulo alternativo
Teaching in the technological era: medical education, big data, artificial intelligence and ethical aspectsAutor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A tecnologia veio para permitir mais facilitar a realização de atividades cotidianas e liberar tempo para criação, tempo para pensar. Ter conexão com micro e macroambientes passou a ser imprescindível. Diante da era digital tecnológica, adaptação urgente às novas formas de comunicação e convivência passou a ser necessária para sobrevivência das sociedades. Destarte, nada mais importante que adequar o ensino e a educação em saúde às novas tecnologias disponíveis. Este estudo destina-se a conhecer o estado da arte sobre Big Data, Inteligência Artificial e seus impactos na educação médica. Esta tese é um estudo qualitativo, baseado em revisão integrativa como metodologia, permitindo identificar o conhecimento atual sobre o tema Big Data e saúde, com enfoque na educação médica e nas questões éticas pertinentes. Como parte exploratória, foi feito levantamento bibliográfico sobe os tópicos: Big Data, educação médica, inovações tecnológicas, ensino a distância, estratégias pedagógicas, e bioética. Foram encontrados 76 artigos com referências ao uso do Big Data no ensino de graduação em Medicina, agrupados em três categorias: Big Data para avaliação do ensino e melhoria dos cursos, Big Data e afins como atividade curricular no ensino médico, e Big Data nestes dois campos (avaliação do ensino e atividade curricular) Apenas 46 artigos faziam referência a questões éticas. Dentre estes artigos, n=8 pertenciam à primeira categoria, n=27 à segunda e n=12 ao terceiro grupo. Em sua maioria referiram-se à privacidade e ao respeito aos direitos individuais ou coletivos. Uma vez que o Big Data e as tecnologias a ele atreladas (Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Deep Learning, Chat Generative Pre-Treated Transformer) se fazem cada vez mais presentes na educação médica, trazer a abordagem dos princípios da bioética na graduação médica logo que é iniciado o curso de medicina pode resultar em melhor preparação do profissional médico para refletir e lidar com problemas éticos e morais.
Resumen en ingles
Technology came to allow more leisure for man, facilitating the performance of daily activities and freeing up time for creation, time to think. Having a connection with micro and macro environments has become essential. In the face of the technological digital age, urgent adaptation to new forms of communication and coexistence has become necessary for the survival of societies. Thus, nothing is more important than adapting teaching and education in health to the new technologies available. This study aims to know the state of the art of big data and artificial intelligence and its impacts on medical education. This project is a qualitative study based on an integrative review as a methodology, allowing the identification of current knowledge on the topic of Big Data and health, focusing on medical education and relevant ethical issues. As an exploratory part, a bibliographical survey will be carried out on Big Data, medical education, technological innovations, distance learning, pedagogical strategies, and bioethics. A total of 76 articles were found with references to the use of Big Data in undergraduate teaching in Medicine, grouped into three categories: Big data for teaching evaluation and course improvement, Big Data and related subjects as a curricular activity in medical education, Big Data in these two fields (teaching evaluation and curricular activity) Only 46 articles raised ethical questions. Among these articles, n=8 belonged to the first category, n=27 to the second and n=12 to the third group. Most of them referred to privacy and respect for individual or collective rights. Once Big Data and the technologies linked to it (Artificial Intelligence, Machine Learning, Deep Learning, Chat Generative Pre-Treated Transformer) are increasingly present in medical education, bringing the approach to the principles of bioethics into medical curriculum as soon as the Medical School begins can result in better development of medical professionals to reflect on and deal with ethical and moral problems.
DeCS
Big DataInteligência Artificial
Educação Médica
Bioética
História da Medicina
Revisão
Pesquisa Qualitativa
Artificial Intelligence
Medical Education
Bioethics
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