Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64842
Tipo
TesisDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
MANEJO CLÍNICO E DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS DOENÇAS GRANULOMATOSAS INFECCIOSAS DAS VIAS AÉREAS DIGESTIVAS SUPERIORES: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO MOTIVACIONAL E DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO E-LEARNING
Doenças Infecciosas
Diagnóstico Diferencial
E-learning
Materiais Educacionais Digitais
Granulomatous Diseases
Differential Diagnosis
Elearning
Digital Educational Materials
Braga, Fernanda dos Santos da Silva | Fecha del documento:
2019
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Introdução: A dificuldade em realizar o diagnóstico diferencial e a importância do trabalho multiprofissional para tratamento clínico e reabilitação dos pacientes com doenças infecciosas granulomatosas das vias aéreas e digestivas superiores, associados à escassez de estudos e materiais educativos sobre o diagnóstico destes pacientes foram os fatores incentivadores da elaboração e avaliação do material educativo online. Objetivo Geral: Construir e avaliar, a motivação e a aprendizagem, de um curso e-learning sobre diagnóstico diferencial e tratamento das doenças infecciosas granulomatosas das vias aéreas e digestivas superiores. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa aplicada na modalidade de produção tecnológica e avaliação de um curso e-learning sobre manejo clínico e diagnóstico diferencial das doenças infecciosas granulomatosas das vias aéreas e digestivas superiores. O curso foi estruturado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Campus Virtual da Fiocruz e tem por características ser todo on-line, autoinstrucional e com pouca interação tutorial. Resultados: Os resultados obtidos foram satisfatórios em todos os quesitos. Sobre o pré e pós-testes, tivemos um aumento considerável no percentual de acertos do pós-teste em relação ao pré-teste. O Índice de Facilidade e o Coeficiente Discriminatório foram satisfatórios somente no curso de medicina e multiprofissional. A Ficha de pesquisa motivacional (FPM) teve poucos itens abaixo de 80%. Em relação ao maior domínio elencado pelos alunos foi o “Significativo”, já ao menor domínio foi o “Fácil de usar”. O curso foi avaliado como uma ferramenta educacional valiosa, que reflete uma alta Expectativa para o Sucesso e como um “Curso Impressionante”. Conclusão: De acordo com os dados obtidos, foi possível concluir que “O Manejo Clínico e Diagnóstico Diferencial das doenças infecciosas granulomatosas das vias aéreas e digestivas superiores” obteve alta satisfação motivacional entre os alunos. Sendo um excelente ambiente virtual de aprendizagem, ele auxilia o manejo clínico e tomada de decisão clínica dos profissionais da saúde em relação ao tema
Resumen en ingles
Introduction: Difficulty in differential diagnosis and the importance of multidisciplinary work for clinical treatment and rehabilitation of patients with granulomatous infectious diseases of the upper airway and digestive tract, associated with research studies and educational materials on the treatment of lung cancer patients preparation and evaluation of online educational material. General Goal: Build and evaluate the motivation and learning of an e-learning course on differential diagnosis and treatment of granulomatous infectious diseases of the upper airway and digestive tract. Methodology: This is an applied research in the technological production modality and evaluation of a course and e-learning about clinical management and differential diagnosis of granulomatous infectious diseases of the upper airway and digestive tract. The course was structured in the virtual learning environment Moodle of Fiocruz Virtual Campus and its features are all online, self-instructional and with little tutorial interaction. Results: The results obtained were satisfactory in all questionnaires. Regarding the pretest and posttest, we had a considerable increase in the pretest percentage compared to the pretest. The Facility Index and the Discriminatory Coefficient were satisfactory only in the medical and multidisciplinar course. The Motivational Research Sheet (FPM) had a few items below 80%. Regarding the largest domain started by the students that was the "Significant", in the smallest domain was the "Easy to use". The course was evaluated as a valuable educational tool that reflected a high expectation for success and as an "Impressive Course". Conclusion: According to the data obtained, it was concluded that “Clinical Management and Differential Diagnosis of Upper Digestive Airway and Granulomatous Infectious Diseases” use high motivational satisfaction among students. Being an excellent virtual learning environment, the clinical assistant or management and the clinical decision making of health professionals regarding the theme
Palabras clave en portugues
Doenças GranulomatosasDoenças Infecciosas
Diagnóstico Diferencial
E-learning
Materiais Educacionais Digitais
Palabras clave en ingles
Infectious DiseasesGranulomatous Diseases
Differential Diagnosis
Elearning
Digital Educational Materials
Compartir