Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64433
Tipo
TCCDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
PROTOCOLO ASSISTENCIAL NO MANEJO DA TOXOPLASMOSE CONGÊNITA
Rodrigues, Aline Andrade | Fecha del documento:
2024
Autor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A toxoplasmose congênita é uma condição médica que pode ser transmitida para o feto e resultar em uma série de complicações como malformações congênitas, retardo no desenvolvimento neurológico e outros problemas de saúde que podem afetar significativamente a qualidade de vida da criança. É uma preocupação de saúde pública, pois pode ser evitada ou tratada com manejo e intervenções adequadas. Existem diversos protocolos para condução da doença, porém não há um consenso entre eles. O objetivo do presente trabalho é proporcionar uma abordagem integrada e padronizada para o manejo da toxoplasmose congênita em gestantes, através de um protocolo assistencial. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema afim de gerar diretrizes claras e baseadas em evidências para a sua elaboração. Este protocolo foi criado na forma de 3 formulários que serão empregados nos setores de triagem do pré-natal, ambulatório
de ultrassonografia de infecções congênitas e ambulatório de infeção congênita do IFF. Espera-se que, através deste protocolo, ocorra uma redução das complicações materno-infantis decorrentes da toxoplasmose congênita, bem como a disseminação do conhecimento e conscientização sobre a importância desta patologia.
Compartir