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REVISÃO DE UM JOGO SÉRIO DE TABULEIRO SOBRE OS DILEMAS E DESAFIOS DO SUS
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este artigo tem como objetivo apresentar o primeiro momento do processo de revisão (em andamento) do jogo “Suslândia”, construído em 2013 por um conjunto de 3 professores e 8 alunos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. A valorização do processo de produção do jogo como motivação para aprendizagem e pesquisa e do mesmo como um instrumento para sintetizar as discussões do grupo a respeito dos dilemas e desafios da gestão do Sistema Único de Saúde deram lugar a uma visão específica do design de jogos. A análise do jogo enquanto processo e as primeiras mudanças, apresentadas no presente artigo, consideram a ênfase de Flanagan e Nissembaum nos valores embutidos nos jogos; as lentes de Schell, a abordagem de "Playcentric Design" bem como a metodologia iterativa propostas por Fullerton e as considerações presentes em Selinker a respeito do design de jogos de tabuleiro. Também a perspectiva do design intuitivo de Daviau, auxiliou a ancorar as decisões de design do jogo na coesão e simplicidade, para rever a narrativa, as mecânicas e o visual da obra, buscando favorecer a harmonia entre esses elementos e, consequentemente, possibilitar que os alunos vivenciem alguns elementos da complexa gestão do SUS.
Resumen en ingles
This article aims to present the first moment of the review process (in andamento) of the game “Suslândia”, built in 2013 by a group of 3 professors and 8 students from the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health. The valorization of the game production process as a motivation for learning and research and also as an instrument to synthesize the discussions of the group in respect of the two dilemmas and challenges of the management of the Único de Saúde System gives rise to a specific vision of the design of games. To analyze the game in the process and as the first changes, presented in the present article, consider the emphasis of Flanagan and Nissembaum in the values embedded in the games; Schell's lenses, the approach to "Playcentric Design" are the iterative methodology proposed by Fullerton and the considerations present in Selinker regarding the design of tabuleiro games. Daviau's intuitive design perspective also helps to anchor the game's design decisions in cohesiveness and simplicity, to review the narrative, mechanics and visuals of the work, seeking to promote harmony between these elements and, consequently, enable students to experience some elements of the complex gestão do SUS.
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Este artículo tiene como objetivo presentar el primer momento del proceso de revisión (em andamento) del juego “Suslândia”, construido en 2013 por un conjunto de 3 profesores y 8 alunos de la Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. La valorización del proceso de producción del juego como motivación para aprender, investigar y mezclar como un instrumento para sintetizar, así como las discusiones del grupo sobre dos dilemas y desafíos de la gestión del Sistema Único de Salud, deben lugar a una visión específica del diseño de juegos. A análise do jogo enquanto processo e as primeiras mudanças, apresentadas no presente artigo, consideram a ênfase de Flanagan e Nissembaum nos valores embutidos nos jogos; Como lentes de Schell, un abordaje de "Playcentric Design" como una metodología iterativa propuesta por Fullerton y como consideraciones presentes en Selinker en relación con el diseño de juegos de tabuleiro. Também a perspectiva do design intuitivo de Daviau, auxiliou a ancora as decisões de design do jogo na coesão e simplicidade, para rever a narrativa, as mecânicas e o visual da obra, buscando favorecer la armonía entre esos elementos y, en consecuencia, possibilitar que los alunos vivenciem algunos elementos de la compleja gestión del SUS.
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