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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64195
A SAÚDE NA LITERATURA ACADÊMICA SOBRE JOGOS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DO SBGAMES
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil,
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil,
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os jogos sobre saúde são um grupo importante dentro dos serious games, mas é um engano entendê-los de forma homogênea, como se todos traduzissem as mesmas concepções e apresentassem a mesma abordagem das questões de saúde. Jogos são espaços discursivos nos quais abordagens e percepções sobre a saúde circulam de forma concorrente ou articuladas sinergicamente, mas quase sempre de forma imperceptível, graças ao fenômeno da naturalização dos sentidos. Assim, múltiplas possibilidades de entendimento do que é saúde produzem efeitos de sentido à revelia dos jogadores. Alguns discursos sobre saúde são dominantes, como o conceito negativo de saúde (saúde como ausência de doença), a saúde como bem-estar, a metáfora mecanicista da saúde, a medicalização e a saudicização, aparecendo nos jogos com temas de saúde assim como nos textos científicos que se escrevem sobre os mesmos. Como a literatura científica cumpre um papel importante de consolidar a produção de conhecimento no campo dos Jogos Digitais, é relevante investigar os sentidos de saúde que aparecem em tais trabalhos, de forma a obter um panorama de como a saúde está sendo tratada no meio acadêmico que se dedica ao estudo dos jogos digitais no Brasil. Neste trabalho levantamos a produção dos papers relacionados à saúde dos últimos seis anos do SBGames com o objetivo de analisar quais sentidos de saúde emergem dos mesmos e qual sua correspondência com os sentidos previamente mencionados. A metodologia consistiu em análise qualitativa de material textual selecionado dos proceedings do SBGames baseada nos conceitos da Semiologia dos Discursos Sociais, buscando-se identificar quais sentidos da saúde aparecem nos mesmos e como se relacionam com os sentidos dominantes anteriormente mencionados e com o campo mais amplo da Saúde. Os resultados desta análise demonstraram que os trabalhos em questão apresentam as concepções de saúde dominantes. Concluímos apontando e problematizando as concepções de saúde que emergiram da análise e discutindo suas implicações no debate sobre o lugar que os jogos relacionados à saúde podem ocupar nas políticas e práticas de Comunicação e Saúde no Brasil.
Abstract
The health games are an important group within two serious games, but it is a mistake to understand them in a homogeneous way, as they are all translated into the same concepts and presented in the same approach to the health quests. Games are discursive spaces in which we approach and perceive health as circulating concurrently or synergically articulated, but always in an imperceptible manner, thanks to the phenomenon of naturalization in two senses. Thus, multiple possibilities of understanding what is healthy produces effects of meaning to reveal two players. Some discourses on health are dominant, such as the negative concept of health (health as the absence of health), health as well-being, a mechanistic metaphor of health, medicalization and saudicization, appearing in games with health themes as well as in texts. scientists who are secretive about themselves. As scientific literature plays an important role in consolidating the production of knowledge in the field of digital games, it is relevant to investigate the meanings of health that appear in these jobs, in order to obtain an overview of how health is being treated in the academic context that He is dedicated to studying two digital games in Brazil. In this work we produced two papers related to health in the last six years of SBGames with the objective of analyzing which senses of health emerge in two ways and which correspond to the previously mentioned senses. The methodology consists of a qualitative analysis of selected textual material in the proceedings of SBGames based on the concepts of Semiology of Social Discourses, seeking to identify which senses of health appear in ourselves and how they relate to the dominant senses mentioned above and as a broader field. da Saúde. The results of this analysis demonstrate that the work in question presents the dominant health concepts. We conclude by highlighting and problematizing the concepts of health that emerge from the analysis and discussing their implications in the debate on the place that health-related games can occupy in the policies and practices of Communication and Health in Brazil.
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Los juegos sobre salud son un grupo importante dentro de los juegos serios, pero es un intento de entender los de forma homogénea, como se todos traduzissem como mesmas concepções y presentan una mesma abordagem das questões de saúde. Jogos são espacios discursivos nos quais abordagens e percepções sobre a saúde circulam de forma concorrente ou articuladas sinergicamente, mas quase siempre de forma imperceptível, gracias al fenómeno de la naturalización de los sentidos. Así, múltiples posibilidades de entendimiento do que é saúde produzem efeitos de sentido à revelia dos jogadores. Algunos discursos sobre salud são dominantes, como el concepto negativo de salud (saúde como ausência de doença), a salud como bem-estar, a metáfora mecanicista da saúde, a medicalização e a saudicização, aparecendo nos juegos con temas de salud asim como nos textos científicos que se escrevem sobre os mesmos. Como literatura científica que cumple un papel importante para consolidar la producción de conocimiento en el campo de los juegos digitales, es relevante investigar los sentidos de salud que aparecen en estos trabajos, de forma a obtener un panorama de como la salud está siendo tratada en el medio académico que se dedica al estudio de dos juegos digitales en Brasil. Neste trabajo levantamos la producción de dos artículos relacionados con la salud de los últimos seis años de SBGames con el objetivo de analizar qué sentidos de salud emergen dos mesmos y cual su correspondencia con los sentidos previamente mencionados. Una metodología consiste en un análisis cualitativo de material textual seleccionado de los procedimientos de SBGames basado en los conceptos de la Semiología de los Discursos Sociales, buscando-se identificar quais sentidos da saúde aparecem nos mesmos e como se relacionam com os sentidos dominantes anteriormente mencionados e com o campo mais amplo. da Saúde. Los resultados de este análisis demuestran que los trabajos en la pregunta se presentan como concepciones de salud dominante. Concluímos apontando y problematizando as concepções de saúde que emergen da análise e discutindo sus implicações no debate sobre o lugar que os juegos relacionados à saúde podem ocupar nas políticas e práticas de Comunicação e Saúde no Brasil.
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