Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6418
UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE A PARTIR DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este artigo descreve a abordagem epistemológica que norteou o lançamento do primeiro curso de Pós-
Graduação Lato Sensu de Informação Científica e Técnológica em Saúde no Brasil. Apesar das evidências
do papel fundamental desempenhado pelos recursos humanos, em qualquer sistema de saúde, as nações
em todo o mundo enfrentam um crescente gap entre os desafios para melhorar a saúde e a capacidade
do pessoal de saúde para atendê-las. Isto é mais crucial em relação à tradução de pesquisa em prática.
Portanto, o desenvolvimento de competências específicas para gerir informação científica e tecnológica
surgiu como uma prioridade na agenda política. Baseada principalmente na perspectiva da ciência da
informação, o curso já formou desde a sua implantação 272 profissionais de saúde, com perfis
profissionais variados e oriundos de diversos contextos de prática da saúde e coloca um papel importante
na parceria e colaboração em um ambiente que valorize a aprendizagem contínua. Esta diversidade
proporcionou uma série de propostas criativas e inovadoras, com um profundo sentido de
responsabilidade social.
Compartilhar