Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64058
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
CRIAÇÃO DE JOGO ANALÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: COLABORAÇÃO E DIALOGISMO NO DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR CRÍTICO
Design de Jogos
Construção de Sentidos
Educação Profissional em Saúde
Game Design
Construction of Meanings
Professional Health Education
Diseño de Juego
Construcción de Significados
Educación Sanitaria Profesional
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
Este trabalho tem como objetivo discutir a criação de um jogo analógico sobre uma questão de saúde (o Sistema de Regulação de vagas do Sistema Único de Saúde) com estudantes no contexto da Educação Profissional em Saúde. A criação do jogo é trabalhada como estratégia colaborativa e dialógica de pesquisa e letramento a partir de jogos. Em entrevistas com professores e estudantes, identificamos o desenvolvimento: de um olhar crítico em relação aos discursos veiculados nas mídias tradicionais sobre o tema; de colaboração e dialogismo; de noções de sistemas, representação e recorte da realidade; e de uma percepção do processo de criação de um jogo analógico como meio para o diálogo, a reflexão crítica e a construção de si.
Resumen en ingles
This work aims to discuss the creation of an analogue game about a health issue (the Vacancy Regulation System of the Unified Health System) with students in the context of Professional Education in Health. The creation of the game is worked as a collaborative and Dialogic research and literacy from games. In interviews with teachers and students, we identified the development of: a critical look at the discourses conveyed in traditional media on the topic; collaboration and dialogism; notions of systems, representation and framing of reality; and a perception of the process of creating an analog game as a means for dialogue, critical reflection and self-construction.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este trabajo tiene como objetivo discutir la creación de un juego analógico sobre un tema de salud (el Sistema de Regulación de Vacantes del Sistema Único de Salud) con estudiantes en el contexto de la Educación Profesional en Salud. La creación del juego se trabaja como una investigación colaborativa y dialógica. y alfabetización a partir de juegos. En entrevistas con profesores y estudiantes, identificamos el desarrollo de: una mirada crítica a los discursos transmitidos en los medios tradicionales sobre el tema; colaboración y dialogismo; nociones de sistemas, representación y encuadre de la realidad; y una percepción del proceso de creación de un juego analógico como medio de diálogo, reflexión crítica y autoconstrucción.
Palabras clave en portugues
Jogos AnalógicosDesign de Jogos
Construção de Sentidos
Educação Profissional em Saúde
Palabras clave en ingles
Analog GamesGame Design
Construction of Meanings
Professional Health Education
Palabras clave
Juegos AnalógicosDiseño de Juego
Construcción de Significados
Educación Sanitaria Profesional
Compartir