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Tipo
TCCDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-EstarColecciones
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FORMAÇÃO PARA O SUS EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE PSICOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS DE PERNAMBUCO
Sousa, Tamires Brandão de Siqueira e | Fecha del documento:
2021
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Resumen en portugues
A pesquisa discute sobre a formação de psicólogas/os para o Sistema Único de Saúde
(SUS) por parte de instituições privadas de ensino superior em Pernambuco. O
material da investigação é constituído por Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de
cinco instituições. A Análise Crítica do Discurso fundamenta o trabalho analítico dos
PPC que envolveu: identificação de trechos dos PPC a partir das palavras SUS,
sistema, saúde, políticas; ordenamento dos trechos conforme critérios analíticos;
discussão. A formação em Psicologia é marcada pela lógica de mercado, inclusive
com compromisso de atender demandas. Discute-se a presença da ideologia
neoliberal na formação, segundo a qual a saúde é uma mercadoria e não um direito
fundamental
Resumen en ingles
This research discusses the formation of psychologists for the Brazilian Universal
Healthcare System (SUS) by private college-level institutions in the state of
Pernambuco. The material under analysis is constituted by the Courses' Pedagogical
Projects (PPC) of five institutions. The Critical Discourse Analysis bases the analytical
work of the PPCs, which involved: identification of PPC excerpts through words such
as SUS, system, healthcare and policies; ordering of excerpts according to analytical
criteria; discussion. The education in Psychology is defined by market logic, moreover
with the commitment with meeting demands. It is discussed the presence of the
neoliberal ideology in this education, according to which healthcare would be a
commodity and not a fundamental right.
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