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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63535
A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO E REGISTRO DO ASSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO EM PESQUISAS CLÍNICAS PEDIÁTRICAS: O PONTO DE VISTA DE ESPECIALISTAS ENVOLVIDOS
Adolescente
Ética em Pesquisa
Tomada de Decisões
Pesquisa Clínica
Ética em Pesquisa
Tomada de Decisões
Pesquisa Clínica
Consentimento Livre e Esclarecido
Pesquisa Qualitativa
Entrevistas como Assunto
Adolescent
Research Ethics
Decision-Making
Clinical Research
Alves, Letícia de Sousa | Date Issued:
2023
Alternative title
The construction of the process and registration of free and informed consent in pediatric clinical research: the point of view of the experts involvedAuthor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo tem como base a dignidade do adolescente enquanto sujeito moralmente capaz de tomar suas próprias decisões. A motivação em estudar o processo e registro do assentimento livre e esclarecido surge da lacuna normativa e poucas publicações acadêmicas para auxiliar o pesquisador na construção e condução de um processo de assentimento ético. Para atender aos objetivos do presente estudo elegeu-se a pesquisa qualitativa como abordagem metodológica a ser seguida. A relevância deste estudo está em problematizar o sistema em regulação da ética em pesquisa, uma vez que é um elemento importante das políticas públicas e práticas sociais em um país democrático e visa a proteção dos participantes da pesquisa, bem como o avanço tecnológico diante dos dilemas bioéticos A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais utilizando-se um roteiro semiestruturado. O instrumento abordou questões sobre o processo para obtenção do assentamento livre e esclarecido, as dificuldades enfrentadas por pesquisadores no que tange aos arcabouços éticos e jurídicos e os elementos que contribuem para tomada de decisão do adolescente participante de pesquisa. Conclui-se que o vácuo normativo sobre processo de obtenção do assentimento deixa o pesquisador em situação de vulnerabilidade técnica em razão da ausência de diretrizes de como obter o assentimento livre e esclarecido respeitando aspectos éticos e jurídicos para com o adolescente. Esse fato, por sua vez, potencializa a situação de vulneração do adolescente participante de pesquisa. Uma vez que não há uma disposição clara e profunda sobre como auxiliar o pesquisador na obtenção do assentimento. Isto, por si só, pode gerar processos de assentimento meramente formais, sem observar aspectos como autodeterminação do adolescente e construção do vínculo entre pesquisador e participante de pesquisa, fundamentais para a toma de decisão do agente passivo.
Abstract
The present study is based on the dignity of adolescents as subjects morally capable of making their own decisions. The motivation to study the process and registration of free and informed assent arises from the normative gap and few academic publications to assist the researcher in the construction and conduction of a process of ethical assent. To meet the objectives of the present study, qualitative research was chosen as the methodological approach to be followed. The relevance of this study lies in problematizing the system in the regulation of ethics in research, since it is an important element of public policies and social practices in a democratic country and aims at the protection of research participants, as well as technological advancement in the face of bioethical dilemmas. The instrument addressed issues of the constitution of the instrument to obtain a free and informed settlement, the difficulties faced by researchers regarding ethical and legal frameworks, and the elements that contribute to the decision-making of the adolescent research participant. It is concluded that the normative vacuum on the process of obtaining assent leaves the researcher in a situation of technical vulnerability due to the absence of guidelines on how to obtain free and informed assent, respecting ethical and legal aspects towards the adolescent. This fact, in turn, enhances the situation of vulnerability of the adolescent research participant. Since there is no clear and deep disposition on how to assist the researcher in obtaining assent. This, in itself, can generate merely formal assent processes, without observing aspects such as the adolescent's selfdetermination and the construction of the bond between researcher and research participant, which are fundamental for the passive agent's decision-making.
Keywords in Portuguese
AssentimentoAdolescente
Ética em Pesquisa
Tomada de Decisões
Pesquisa Clínica
DeCS
AdolescenteÉtica em Pesquisa
Tomada de Decisões
Pesquisa Clínica
Consentimento Livre e Esclarecido
Pesquisa Qualitativa
Entrevistas como Assunto
Adolescent
Research Ethics
Decision-Making
Clinical Research
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