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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63454
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-Estar08 Trabalho decente e crescimento econômico
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CARTOGRAFIA DO PROFISSIONAL SANITARISTA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: ASPECTOS DA FORMAÇÃO E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO
sanitarista
mapeamento geográfico
cartografia
recursos humanos em saúde
mundo do trabalho
formação em saúde coletiva
geographic mapping
cartography
human resources in health
work in health
public health
Salud pública
Personal sanitario
Desarrollo del personal
Sistema sanitario unificado
Saúde Pública
Mão de Obra em Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Sistema Único de Saúde
Cândido, Élida Dias | Data do documento:
2019
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Resumo
O Sistema Único de Saúde não conseguiu dar conta dos desafios colocados pelas mudançassociais, demográficas, econômicas e políticas. Um dos desafios colocados para consolidaçãodas políticas de saúde é o distanciamento entre garantir que melhorias na gestão do sistemasejam capazes de concretizarem melhorias correspondentes no trabalho realizado nasunidades de saúde. Analisar a inserção do sanitarista no mundo do trabalho e no SUS,relacionando com a sua formação. Realizou-se um estudo ecológico, descritivo, quantitativoe qualitativo utilizando dados secundários do Cadastro Nacional de Estabelecimentos deSaúde, da plataforma e-MEC e da plataforma sucupira da CAPES, utilizando como unidadede análise os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Para as descrições de postos detrabalho para o profissional sanitarista e dos cursos de formação em Saúde Coletiva ou SaúdePública, foram efetuadas medidas de frequência relativa e dispersão. Para a análise espacial,foram elaborados mapas com a distribuição geográfica das duas tipologias incluídas no estudo(Formação e Trabalho). Existiam 133 cursos de pós-graduação stricto sensu na área de SaúdeColetiva, em 2017, divididos em 50 mestrados acadêmicos e 43 profissionais, 38 Doutoradosacadêmicos e 2 profissionais. Foram encontrados 557 Cursos de formação com nomenclaturasaúde coletiva ou saúde pública, entre eles 17 cursos de graduação e, 540 especializações latosensu, cuja carga horária variou de 360h a mais de 5 mil horas. Evidencia-se carência deestudos na área da Saúde Coletiva voltados a organização profissional e ao mundo do trabalhodo sanitarista. Os mapeamentos e descrições realizados, podem colaborar para odesenvolvimento de políticas estratégicas de formação e criação de oportunidades de inserçãono mundo do trabalho para que estes profissionais que são históricos na construção do SUS,e com forte atuação acadêmica, tenham também espaço ampliado e direitos consolidados nomundo do trabalho.
Resumo em Inglês
The Brazilian health system was unable to cope with the challenges posed by social,demographic, economic and political changes. One of the challenges posed for theconsolidation of health policies is the gap between ensuring that improvements in themanagement of the system are capable of achieving corresponding improvements in the workcarried out in the health units. Analyze the insertion of the health worker in the world of workand in the SUS, relating to their training. ecological, descriptive, quantitative and qualitativestudy using secondary data from the National Register of Health Establishments, the e-MECplatform and the CAPES sucupira platform, using the 26 Brazilian states and the FederalDistrict as the unit of analysis. For job descriptions for the sanitary professional and for trainingcourses in Public Health or Public Health, measures of relative frequency and dispersion weremade. For spatial analysis, maps were prepared with the geographic distribution of the twotypologies included in the study (Training and Work). There were 133 stricto sensu graduatecourses in the area of Public Health in 2017, divided into 50 academic master's degrees and 43professionals, 38 academic PhDs and 2 professionals. Have 557 training courses withcollective health or public health nomenclature were found, among them 17 undergraduatecourses and 540 lato sensu specializations, whose workload ranged from 360h to more than5,000 hours. It is necessary to show that there is a lack of studies in the area of CollectiveHealth aimed at professional organization and the world of the sanitary work. Therefore, themappings and descriptions made, can collaborate for the development of strategic trainingpolicies and creation of opportunities for insertion in the world of work so that theseprofessionals who are historical in the construction of SUS, and with strong academicperformance, also have expanded space and consolidated rights in the world of work.
Palavras-chave
saúde coletivasanitarista
mapeamento geográfico
cartografia
recursos humanos em saúde
mundo do trabalho
formação em saúde coletiva
Palavras-chave em inglês
collective healthgeographic mapping
cartography
human resources in health
work in health
public health
Palavras-chave em espanhol
Cartografía geográficaSalud pública
Personal sanitario
Desarrollo del personal
Sistema sanitario unificado
DeCS
Mapeamento GeográficoSaúde Pública
Mão de Obra em Saúde
Desenvolvimento de Pessoal
Sistema Único de Saúde
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