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TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
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PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - FORMASUS: PERFIL E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOS EGRESSOS
Aragão, Thalia Ariadne Peña | Data do documento:
2022
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.
Resumo
Introdução: O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS), instituído em
2013, tem por objetivo a oferta de bolsas integrais de estudo na área da saúde em instituições
privadas de ensino superior e de ensino técnico, para estudantes que cursaram todo o ensino
médio no estado de Pernambuco, em escolas públicas ou em escolas particulares na condição
de bolsista integral. Objetivo: Passados dez anos de vigência do programa, o objetivo deste
estudo é analisar o perfil e trajetória dos profissionais de saúde egressos. Métodos: A pesquisa
contempla os concluintes bolsistas pelo Programa FormaSUS dos cursos de graduação em
saúde, no período de 2017 a 2021. Trata-se de um estudo de delineamento quantitativo com
duas etapas: a primeira consiste no levantamento de informações sobre os bolsistas junto ao
banco de dados da Secretaria Estadual de Saúde, e a segunda etapa diz respeito à aplicação do
questionário online com os bolsistas de graduação egressos do programa. Os dados foram
analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: O Programa demonstra sua relevância,
com quase 70% dos egressos afirmando estar atuando profissionalmente na sua respectiva área
de formação. Ademais, 95,3% relata que o curso de graduação realizado atendeu às
expectativas e nenhum dos entrevistados refere insatisfação com relação ao Programa de
Formação do Sistema Único de Saúde. Entretanto, discussões acerca da evasão do Programa
são necessárias. Conclusões: Foi possível depreender que o FormaSUS conta com ações
compensatórias e distributivas na dimensão racial e de renda, além de incrementar anos de
estudos com relação aos pais dos egressos. Apesar disto, mostram-se necessárias estratégias de
acompanhamento, apoio e outros recursos que visem aumentar e melhorar a qualidade da
permanência desses estudantes nos cursos de graduação em saúde.
Resumo em Inglês
Introduction: The Training Program of the Unified Health System (FormaSUS), established in
2013, aims to offer full scholarships in the area of health in private institutions of higher
education and technical education, for students who attended the entire secondary ed ucation in
the state of Pernambuco, in public schools or in private schools as a full scholarship holder.
Objective: After ten years of the program, the objective of this study is to analyze the profile
and trajectory of health professionals who graduated. Methods: The research includes graduates
with scholarships from the FormaSUS Program of undergraduate health courses, from 2017 to
2021. It is a quantitative study with two stages: the first consists of collecting information about
the scholarship holders from the database of the State Department of Health, and the second
step concerns the application of the online questionnaire with undergraduate scholarship
graduates from the program. Data were analyzed using descriptive statistics. Results: The
Program demonstrates its relevance, with almost 70% of graduates claiming to be working
professionally in their respective training area. In addition, 95.3% reported that the
undergraduate course carried out met expectations and none of the interviewees reported
dissatisfaction with the Training Program of the Unified Health System. However, discussions
about the evasion of the Program are necessary. Conclusions: It was possible to infer that
FormaSUS has compensatory and distributive actions in the racial and income dimension, in
addition to increasing years of studies in relation to the parents of the graduates. Despite this,
follow-up strategies, support and other resources are needed to increase and improve the quality
of these students' permanence in undergraduate health courses.
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