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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/63115
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DissertaçãoDireito Autoral
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REFLEXÕES SOBRE UMA VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CICLO DE ENCONTROS ENTRE A REDE ASA E A FIOCRUZ BRASÍLIA
Educação popular em saúde
Vigilância popular em saúde
COVID-19
Popular health education
Popular health surveillance
COVID-19
Silva, Daniela da | Data do documento:
2023
Autor(es)
Orientador
Coorientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumo
O propósito da presente dissertação é trazer uma análise sobre o processo de formação denominado Ciclo de Encontros: Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Semiárido Brasileiro – Vigilância Popular em Saúde em Tempos de Pandemia, fomentado pela Articulação Semiárido Brasileiro – ASA e a Fundação Osvaldo Cruz – (Fiocruz), que teve por finalidade ser uma formação para ação ao enfrentamento da Covid-19, tendo como público-alvo os técnicos e técnicas da Rede ASA e outros atores que atuam no território do Semiárido como: Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Secretárias de Saúde, Mestrandos e Mestrandas da turma Especial em Políticas Públicas em Saúde da Fiocruz e a Rede de Médicos e Médicas Populares. O objetivo deste estudo é refletir sobre os ciclos de encontros como estratégia da Vigilância Popular em Saúde na perspectiva dos caminhos das águas que tem em sua centralidade a discussão do acesso à água como direito envolvendo a narrativa da Convivência com o Semiárido; o caminho dos alimentos na perspectiva da produção e consumo de alimentos saudáveis e por fim o caminho das pessoas no sentido do fortalecimento da ação em rede envolvendo diversos sujeitos que vivem e trabalham no território do Semiárido. A centralidade dessa reflexão foi alicerçada na educação popular Freiriana, na educação contextualizada e na pedagogia do cuidado tendo como método a vigilância popular em saúde pautada no conhecimento horizontal levando em consideração o protagonismo dos sujeitos e a formação de redes promovendo integração entre os saberes populares. Trata-se de uma pesquisa de estudo de caso qualitativo, usando como técnica de pesquisa a análise documental
Resumo em Inglês
The purpose of this dissertation is to bring an analysis on the formation process called Cycle of Meetings: Healthy and Sustainable Territories in the Brazilian Semi-arid Region – Popular Health Surveillance in Times of Pandemic, promoted by the Brazilian Articulação Semiárido Brasileiro – ASA and the Osvaldo Cruz Foundation – (Fiocruz), which aimed to be a training for action to face Covid-19, having as a target audience the technicians of the ASA Network and other actors working in the territory of the Semi-arid Region such as: Community Health Agents, Agents of Endemias and Health Secreements, Master's students of the Special Class in Public Health Policies of Fiocruz and the Network of Popular Doctors and Doctors. The objective of this study is to reflect on the cycles of meetings as a strategy of Popular Health Surveillance from the perspective of Waterways, which has in its centrality the discussion of access to water as a right involving the narrative of Coexistence with the Semi-arid; the path of food from the perspective of the production and consumption of healthy food and finally the path of people towards the strengthening of network action involving several subjects who live and work in the territory of the Semi-arid. The centrality of this reflection lies on Freirian popular education, contextualized education and the pedagogy of care based on the method of popular health surveillance based on horizontal knowledge, taking into account the protagonism of the subjects and the formation of networks promoting integration between popular knowledge. This is a qualitative case study research, using documentary analysis as the research technique
Palavras-chave
Convivência com o semiáridoEducação popular em saúde
Vigilância popular em saúde
COVID-19
Palavras-chave em inglês
Coexistence with the semi-arid regionPopular health education
Popular health surveillance
COVID-19
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