Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/62603
Tipo de documento
TCCDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarMetadata
Mostrar registro completo
RABISCOS DE VER E OUVIR - O PROCESSO DE MATERIALIZAÇÃO DE UM LEGADO NO ATENDIMENTO A UMA ADOLESCENTE COMPLEXA EM HOSPITALIZAÇÃO PROLONGADA
Vieira Filho, Paulo Roberto da Silva | Data do documento:
2023
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Este trabalho de conclusão de residência trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio de intervenções em um estudo de inspirações cartográficas, se debruçou sobre o processo de cuidado traçado a partir da memória como linha de cuidado. A pesquisa abordou os atendimentos a uma adolescente complexa em internação prolongada em um instituto de cuidado pediátrico de alta complexidade. O acompanhamento foi registrado e explorado de forma a incitar reflexões sobre a forma de se fazer cuidado e de se fazer pesquisa. A partir da produção de narrativas, desvelou-se um processo de intersubjetividade implicado na produção material de registro de vida e de memória. A criação do acervo suscitou discussões sobre desafios da produção compartilhada como adultocentrismo e capacitismo, a habitação de diferentes territórios existenciais na prática do cuidado e da pesquisa e, ainda, a própria exploração da concepção de legado. A produção estética e a devolutiva às participantes da pesquisa se apresentaram como uma parte fundamental deste trabalho na exploração da memória como linha de cuidado.
Compartilhar