Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/6244
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
Metadata
Mostrar registro completo
COMPREENDENDO O ADOLESCENTE COM CÂNCER: VIVÊNCIAS DA DOENÇA
Rezende, Adryene Milanez | Data do documento:
2011
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumo
O câncer na adolescência implica além das mudanças decorrentes do desenvolvimento
biopsicossocial dessa fase da vida, a elaboração do diagnóstico e das alterações na rotina do sujeito. As alterações corporais decorrentes dos efeitos colaterais do tratamento modificam a imagem corporal dos pacientes. Com as diversas mudanças, os sujeitos necessitam re-elaborar suas vivências. Esse trabalho tem como objetivos descrever a percepção do adolescente
portador de câncer sobre a fase inicial do diagnóstico, as alterações corporais e suas
repercussões, e o papel da Casa de Apoio no amparo aos pacientes. Essa é uma pesquisa
qualitativa com abordagem fenomenológica que visa compreender como os sujeitos
vivenciam a doença e atribuem significados. Participaram do estudo por meio de entrevista
semiestruturada e produção de autorretrato seis adolescentes de cada gênero, portadores de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), Leucemia Mielocítica Aguda (LMA), Osteossarcoma e Tumor Cerebral. Foi também realizada observação participante com abordagem etnográfica no qual demonstrou ser a Casa de Apoio um local de acolhimento e re-significação do adoecimento ao proporcionar compartilhar experiências com outros pacientes. A trajetória inicial do diagnóstico foi vivida como um momento de intensa mobilização. As entrevistas e
produções gráficas apontaram que as alterações corporais trazem repercussão na vida escolar, na alimentação e socialização dos adolescentes. Após essas etapas foi produzido um livro lúdico com o objetivo de promover a participação, re-elaboração e compreensão da trajetória do adoecimento considerando a afetividade. Os dados sinalizam a necessidade de melhoria na
comunicação pacientes-profissionais, possibilitando uma maior adesão ao tratamento e mínima sequela psicológica. Estratégias que atuem na promoção da saúde são importantes para desenvolver a capacidade crítica, co-participação e uma melhor qualidade de vida.
Resumo em Inglês
Cancer during adolescence means, aside from the changes due to the biopsychosocial
development natural to this phase in life, the elaboration of the diagnostic and the alterations in the subject’s routines. The body’s changes as a consequence of the side effects of the treatment modify the patients’ Body Image. With such changes, the subjects need to reelaborate their experiences. This paper aims to describe the perception of the teenage cancer patient concerning the initial phase of the diagnostic, the alterations to the body and its repercussions as well as the role of the support house in the aid of such patients. As a qualitative research with a phenomenological approach, that attempts to comprehend how the subjects experience the disease and attribute meanings. By way of semi-structured interviews and self-portrait drawings, 6 teenagers of each gender, diagnosed with Acute Lymphoblastic
Leukemia (ALL), Acute Myelocytic Leukemia (AML), Osteosarcoma and Brain Tumor. A
participative research was also performed, with an ethnographic approach in which it was
found that the support house is a place of acceptance and re-establishment of meaning by
offering a chance of sharing experiences with other patients. The initial trajectory of the diagnostic was experienced as a moment of intense mobilization. The interviews and drawings point to the notion that the changes in the body bring repercussions in school life, eating habits and socialization of the teenagers. After these steps, a playful book was produced, meaning to promote participation, re-elaboration and further comprehension of the trajectory of the illness, with regards to the affectivity. The data points to the need of improving the professional-patient communication, enabling greater adhesion to the treatment and minimal psychological damage. Strategies that act towards promoting health are important in developing critical thought abilities, co-participation and a better quality of life.
Compartilhar