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A LUTA CONTRA A DESINFORMAÇÃO: ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS DIVULGADORES CIENTÍFICOS DO SCIENCE VLOGS BRASIL
Barbosa, Alynne de Oliveira | Fecha del documento:
2023
Titulo alternativo
The fight against disinformation: strategies adopted by science communicators from Science Vlogs BrasilDirector
Co-director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A distorção de fatos e informações a fim de gerar alguma vantagem pessoal ou política esteve presente em diversos momentos da história. Porém, a emergência da internet e das mídias sociais trouxe mudanças significativas na produção e recepção da informação, contribuindo para a intensificação de fenômenos como a pós-verdade e a desinformação. A partir do estudo de diversos autores vê-se a relação destes conceitos com o contexto da pandemia da COVID-19, que tem sido acompanhado por uma infodemia, segundo a Organização Mundial da Saúde. Esse contexto de superabundância informacional fez com que a separação entre notícias verdadeiras e notícias falsas fosse dificultada. Como uma forma de combater a desinformação, diversos pesquisadores utilizaram suas mídias sociais para divulgar conteúdos confiáveis. Dentre estes, destacamos o trabalho dos canais que fazem parte do Science Vlogs Brasil (SVBR) que se apresentam como um “selo de qualidade” por produzirem conteúdos baseados no conhecimento científico. Diante disto, este trabalho visa analisar as estratégias utilizadas pelos divulgadores científicos do SVBR ao desmentir desinformação. A fim de atingir esse objetivo, a pesquisa consiste em uma análise de conteúdo dos vídeos que desmentem desinformação de canais que fazem parte do Science Vlogs Brasil. Elegemos oito canais para selecionarmos vídeos publicados entre 2018 e 2021. A análise de conteúdo propriamente dita foi aplicada em quatro subunidades de análise: estratégias utilizadas no título, temática, estratégias verbais e estratégias não-verbais. A discussão dos resultados foi feita a partir da lente dos modelos da divulgação científica. Em sua maioria, excluindo as singularidades de cada canal, os vídeos utilizam estratégias semelhantes ao desmentir desinformação.
Resumen en ingles
The distortion of facts and information to generate some personal or political advantage has been present at various times in history. However, the emergence of the internet and social media brought about significant changes in the production and reception of information, contributing to the intensification of phenomena such as post-truth and disinformation. Based on the study of several authors, the relationship between these concepts and the context of the COVID-19 pandemic, which has been accompanied by an infodemic, according to the World Health Organization, can be seen. This context of informational superabundance made the separation between true news and fake news difficult. As a way to fight disinformation, several researchers used their social media to disseminate reliable content. Among these, we highlight the work of the channels that are part of Science Vlogs Brasil (SVBR) that present themselves as a “seal of quality” for producing content based on scientific knowledge. Given this, this work aims to analyze the strategies used by SVBR scientific disseminators to deny disinformation. To achieve this goal, the research consists of a content analysis of videos that deny disinformation from channels that are part of Science Vlogs Brasil. We chose eight channels to select videos published between 2018 and 2021. The content analysis was applied in four subunits of analysis: strategies used in the title, theme, verbal strategies, and non-verbal strategies. The results were discussed from the perspective of scientific dissemination models. For the most part, excluding the singularities of each channel, the videos use similar strategies to deny disinformation.
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