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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61925
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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O PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ: A PEDAGOGIA DO LABORATÓRIO, UMA APRENDIZAGEM ARTESANAL E SILENCIOSA
Neves, Rosa Maria Corrêa das | Data do documento:
25 ago. 1998
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Resumo
Com foco no Programa Vocacional Científico da Fundação Oswaldo Cruz, esta dissertação preocupa-se com a aprendizagem do iniciante na área da pesquisa científica. Enfatizando a sociologia e a história das ciências, a hipótese da estudo adota a abordagem dos ‘estudos de laboratório’, dentro da ciência é tida como prática interpretativa em uma cultura específica. Isto é uma investigação em quais os documentos que compõem o acervo do Programa Científico-Vocacional são as principal fonte. Também faz parte do estudo uma observação no Departamento de Patologia do Instituto Oswaldo Cruz. A análise mostra como é prático e artesanal o aprendizado científico, apresentando a ciência como um modus operandi mais do que um conhecimento. As conclusões trazem um diagnóstico importante ciência e reflexões no ensino de ciências. (AU)
Resumo em Inglês
Focusing on the Oswaldo Cruz Foundation's Scientific Vocational Program, this dissertation is concerned with beginners' learning in the area of scientific research. Emphasizing sociology and the history of science, the study hypothesis adopts the approach of 'laboratory studies', within science it is seen as an interpretative practice in a specific culture. This is an investigation in which the documents that make up the Scientific-Vocational Program collection are the main sources. Also part of the study is an observation in the Pathology Department of the Oswaldo Cruz Institute. The analysis shows how practical and artisanal scientific learning is, presenting science as a modus operandi more than knowledge. The conclusions bring an important science diagnosis and reflections on science teaching. (AU)
Resumo em Espanhol
Centrándose en el Programa Vocacional Científico de la Fundación Oswaldo Cruz, esta disertación se ocupa del aprendizaje de iniciantes en el área de la investigación científica. Haciendo énfasis en la sociología y la historia de la ciencia, la hipótesis de estudio adopta el enfoque de 'estudios de laboratorio', dentro de la ciencia es vista como una práctica interpretativa en una cultura específica. Se trata de una investigación en la que los documentos que integran el acervo del Programa Científico-Vocacional son las fuentes principales. También forma parte del estudio una observación en el Departamento de Patología del Instituto Oswaldo Cruz. El análisis muestra cuán práctico y artesanal es el aprendizaje científico, presentando la ciencia como un modus operandi más que como conocimiento. Las conclusiones aportan un importante diagnóstico científico y reflexiones sobre la enseñanza de las ciencias. (AU)
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