Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/61854
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso restrito
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
Metadata
Mostrar registro completo
RESOLUTIVIDADE: UMA APROXIMAÇÃO À AVALIAÇÃO QUALITATIVA DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados de Saúde
Satisfação do Paciente
Campos, Francisco Eduardo de | Data do documento:
1988
Título alternativo
Resoluteness: an approach to the qualitative assessment of health servicesAutor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Preocupação com a questão da avaliação qualitativa dos serviços de saúde, que é considerada essencial para a construção de um novo sistema de saúde no país. Esta preocupação tem uma dupla origem: deriva de um lado de sua vivência como educador médico que se viu diante da necessidade de enfrentar a angustiante questão da qualidade da assistência médica dada pelos alunos a população usuária de seus serviços, em particular, durante o programa de Internato Rural da Faculdade de Medicina da UFMG; de outro, da perspectiva de militante do "Movimento Sanitário", engajado com as propostas de reordenamento setorial que ganharam corpo com a 8ª Conferência Nacional de Saúde e evidenciaram a necessidade de superar a precariedade dos serviços de saúde em nosso país. Constatando a inexistência de uma metodologia científica validada para se aferir a qualidade dos serviços de saúde, pela dificuldade no desenvolvimento de parâmetros de avaliaçäo qualitativa, é apresentado neste trabalho proposta de metodologia de estudo de campo para avaliar a resolutividade diferencial de dois serviços de saúde em municípios diferentes, organizados segundo tipologias diferentes, partindo de quatro hipóteses: Esta resolutividade diferencial dos serviços de saúde poderia ser detectada (1) pelo seu efetivo atendimento a demanda (2) pelo cumprimento de normas técnicas em relaçäo a saúde (3) pela agregação de maior demanda dispensa geograficamente e de categorias de renda mais alta e, finalmente (4) pela geração de maior satisfação entre a clientela usuária. Concluindo o trabalho aponta-se para a necessidade de aperfeiçoamento da metodologia proposta e mostrando que a principal diferença entre as duas modalidades organizacionais analisadas está ligada ao grau de envolvimento dos recursos humanos com o objetivo institucional da unidade, questão prioritária para a transformaçäo do sistema de saúde em nosso país.
Resumo em Inglês
Concern with the issue of qualitative assessment of health services, which is considered essential for the construction of a new health system in the country. This concern has a double origin: it derives from one side of his experience as a medical educator who found himself faced with the need to face the distressing issue of the quality of medical care provided by students to the population using their services, in particular, during the medical program. Rural Internship at the Faculty of Medicine of UFMG; on the other, from the perspective of a militant of the "Health Movement", engaged with the proposals for sectoral reorganization that took shape with the 8th National Health Conference and highlighted the need to overcome the precariousness of health services in our country. Noting the lack of a validated scientific methodology to assess the quality of health services, due to the difficulty in developing qualitative evaluation parameters, this work presents a proposal for a field study methodology to evaluate the differential resolution of two health services in different municipalities, organized according to different typologies, based on four hypotheses: This differential resolution of health services could be detected (1) by their effective response to demand (2) by compliance with technical standards in relation to health (3) by the aggregation of greater demand dispenses geographically and from higher income categories and, finally (4) by generating greater satisfaction among user clientele. Concluding the work, it points to the need to improve the proposed methodology and shows that the main difference between the two organizational modalities analyzed is linked to the degree of involvement of human resources with the institutional objective of the unit, a priority issue for the transformation of the system of health in our country.
DeCS
Necessidades e Demandas de Serviços de SaúdeAvaliação de Processos e Resultados em Cuidados de Saúde
Satisfação do Paciente
Compartilhar