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Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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A ARTE NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Flor, Tainá de Oliveira | Date Issued:
2022
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, contribuindo para um baixo rendimento acadêmico e evasão escolar. Dessa forma mudanças precisam acontecer para melhorar o processo de ensinar e aprender, visto que a sociedade demanda indivíduos que saibam relacionar conteúdos, trabalhar em equipe e de forma transdisciplinar, e uma forma de fornecer esses aspectos é a partir da interface entre ciência e arte. Em razão, de que as, diferentes manifestações artísticas podem apresentar os conteúdos de forma clara, prática, prazerosa e objetiva. Em vista desse contexto, nós fizemos o seguinte questionamento: Como a interface da ciência e da arte estão inseridas nas publicações científicas da área de ensino e em alguns livros didáticos de ensino fundamental da educação básica? O objetivo geral é compreender as relações existentes entre ciência e arte nas publicações cientificas da área de ensino de ciências e em duas coleções de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental, da educação básica. A metodologia utilizada adota um caráter descritivo e exploratório baseado em uma abordagem qualitativa que visa identificar dados documentais não quantitativos. As buscas das publicações científicas ocorreram nas bibliotecas virtuais SciELO, Biblioteca Virtual de Saúde, Portal de periódicos da Capes e no Buscador Google Acadêmico, no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2020. Os descritores da pesquisa foram “Ciência e Arte” e “Ensino de Ciências. Identificamos também as relações entre Ciência e Arte presentes em duas coleções de livros de Ciências dos anos finais do ensino fundamental aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2020. Como referencial teórico utilizamos o livro Centelha de Gênios: Como pensam as pessoas mais criativas do mundo de Root-Bernstein e Root-Bernstein. Nos resultados identificamos 178 publicações, que estavam distribuídas em 89 artigos científicos e 89 trabalhos completos publicados em anais de congressos. A junção entre ciência e arte esteve presente em todos os níveis de ensino e as artes mais utilizadas foram o teatro, cinema, literatura, música, pinturas e histórias em quadrinhos. Na maioria dessas publicações a inserção da arte vem sendo apresentada como uma forte aliada para a melhoria do ensino de ciências, estimulando as categorias cognitivas descritas no livro centelha de gênios. Já nos livros didáticos observamos que a coleção “Inspire Ciências” apresentou um número maior de interações entre ciência e arte do que a coleção “Ciências Vida & Universo”, contudo em ambas as histórias em quadrinhos, o cinema e as pinturas se fizeram mais presentes. A interface entre ciência e arte promoveram uma maior compreensão e entendimento dos conteúdos estudados, além de estimularem a reflexão. Dessa forma, concluímos que a união entre ciência e arte pode favorecer a compreensão dos conteúdos, promover o diálogo, o pensamento crítico, bem como incentivar a participação dos discentes e docentes.
Abstract
Science teaching contributes to a more complete formation of individuals and has been present in Brazil since the 19th century. Despite its long history, teaching banking is still the most used method in the classroom, contributing to low academic performance and school dropout. In this way, changes need to happen to improve the teaching and learning process, since society demands individuals who know how to relate content, work in teams and in a transdisciplinary way, and one way to provide these aspects is from the interface between science and art. As a result, the different artistic manifestations can present the contents in a clear, practical, pleasant and objective way. In view of this context, we posed the following question: How are the interfaces between science and art inserted in scientific publications in the area of teaching and in some elementary school textbooks for basic education? The general objective is to understand the existing relationships between science and art in scientific publications in the area of science teaching and in two collections of textbooks from the final years of elementary school, basic education. The methodology used adopts a descriptive and exploratory character based on a qualitative approach that aims to identify non-quantitative documentary data. Searches for scientific publications took place in the virtual libraries SciELO, the Virtual Health Library, the Capes journal portal and the Google Scholar Search Engine, from January 2008 to January 2020. The search descriptors were “Science and Art” and “ Science teaching. We also identified the relationships between Science and Art present in two collections of Science books from the final years of elementary school approved by the 2020 National Textbook Plan. of Root-Bernstein and Root-Bernstein. In the results, we identified 178 publications, which were distributed in 89 scientific articles and 89 complete works published in conference proceedings. The junction between science and art was present at all levels of education and the most used arts were theater, cinema, literature, music, paintings and comics. In most of these publications, the insertion of art has been presented as a strong ally for improving science teaching, stimulating the cognitive categories described in the book spark of geniuses. In the textbooks, we observed that the “Inspire Sciences” collection presented a greater number of interactions between science and art than the “Ciências Vida & Universo” collection, however, in both comics, cinema and paintings were more present. . The interface between science and art promoted a greater understanding of the contents studied, in addition to stimulating reflection. In this way, we conclude that the union between science and art can favor the understanding of the contents, promote dialogue, critical thinking, as well as encourage the participation of students and teachers.
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