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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
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A CRIANÇA E SUA FAMÍLIA NO CONTEXTO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
Assistência social
Direitos humanos
Políticas públicas
Educação permanente
Joviana Quintes Avanci - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.; Olga Maria Pimentel Jacobina - Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento.
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Abstract in Portuguese
O Brasil tem uma das legislações mais avançadas no mundo no que diz respeito à proteção da infância e da adolescência: o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA, de 1990), que, com base na Constituição Federal de 1988,
reconhece a criança e o adolescente como sujeitos de direitos e enfatiza a
natureza peculiar e específica dessas fases iniciais da vida, as quais foram
negligenciadas durante séculos na história da humanidade (Brasil, 1990).
É assegurado, então, desde o nascimento, que toda criança tenha direito
a uma vida saudável, a educação e a uma infância segura e protegida. As
vontades, os desejos, a capacidade de criar, opinar e de protagonizar das
crianças e dos adolescentes são elementos presentes na atualidade e representam a forma como a sociedade e os serviços de proteção, de saúde
e de educação precisam enxergar e lidar com os meninos e meninas ainda
em fase de desenvolvimento.
A área da Assistência Social ocupa lugar estratégico na proteção social de
crianças, adolescentes e suas famílias, por se dedicar a lhes oferecer condições para que vivam de forma digna e autônoma, potencializando seu
protagonismo em uma perspectiva de garantia de direitos. O Censo SUAS,
um dos principais instrumentos para o monitoramento e aprimoramento da
política de assistência social, mostrou, em 2016, a magnitude das situações
de violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes atendidas no
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos
(PAEFI).
Diante desse grave contexto da infância no país e, de acordo com a Política
Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social
(PNEP/SUAS), a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do
Desenvolvimento Social (SNAS/MDS) priorizou a atenção a crianças e suas
famílias no Programa de Formação de Trabalhadores do Sistema Único de
Assistência Social realizado em parceria com a Escola Fiocruz de Governo/
Fiocruz Brasília.
Esta publicação tem como principal objetivo fomentar o debate sobre aspectos histórico-sociais da infância, sob a ótica dos direitos da criança e
com uma abordagem interdisciplinar do desenvolvimento, propiciando uma
reflexão sobre conceitos e práticas e visando à qualificação dos trabalhadores que atuam nesses serviços. Neste material prioriza-se o conceito de
criança baseado na classificação etária do ECA: de 0 a 12 anos de idade
incompletos.
O livro se organiza em três capítulos. No primeiro são abordadas as diferentes
concepções da infância produzidas na história das sociedades ocidentais
e no Brasil. Focaliza-se a infância como categoria social e discutem-se os
diferentes lugares sociais que as crianças ocuparam ao longo da história
até alcançarem a condição de sujeitos de direitos.
No Capítulo 2 trata-se da emergência da criança como sujeito de direitos,
com ênfase no contexto sociocultural, discutindo-se, na perspectiva históricocultural, aspectos do desenvolvimento infantil, do lúdico, da afetividade e
do cuidado na constituição do humano e dos impasses na atuação com a
criança nos tempos atuais. Por último, no Capítulo 3 são apresentados marcos legais fundamentais de
proteção da infância e se reflete sobre as possibilidades de atuação dos
profissionais dos serviços socioassistenciais nas situações que envolvem
crianças e sobre a necessidade de que as ações desses serviços se organizem em rede.
Esperamos que este livro possa apoiar o profissional do SUAS no atendimento de crianças nos serviços socioassistenciais, favorecendo o olhar que
cuida, inserindo-as nos serviços de que necessitam e possibilitando o desenvolvimento do potencial de transformação e protagonismo de milhares
de crianças brasileiras.
Keywords in Portuguese
Proteção da infânciaAssistência social
Direitos humanos
Políticas públicas
Educação permanente
Publisher
Fundação Oswaldo Cruz
Citation
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Escola Fiocruz de Governo; BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Assistência Social. A criança e sua família no contexto dos serviços socioassistenciais. Brasília: Gerência Regional de Brasília, 2018. 74 f.ISBN
9788585287023Notes
Esta publicação é resultado da parceria entre a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Gerência Regional de Brasília (GEREB) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) com vistas à construção de conteúdo, desenho e oferta de cursos de capacitação visando à formação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, em conformidade com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS.Joviana Quintes Avanci - Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.; Olga Maria Pimentel Jacobina - Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil. Documento produzido em parceria ou por autor vinculado à Fiocruz, mas não consta à informação no documento.
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