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A MUSEALIZAÇÃO DE PASSADOS-PRESENTES COLONIAIS: IN/ VISIBILIDADES NEGRAS EM CIDADES ATLÂNTICAS (RIO DE JANEIRO E LISBOA)
Caduda, Tâmisa Marques | Data do documento:
2020
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A presente comunicação insere-se em uma abordagem crítica acerca dos patrimônios e memórias coloniais na contemporaneidade, cujas representações reforçam a urgência da desconstrução – e descolonização – de narrativas ainda
hegemônicas em cidades atlânticas. A reprodução de passados coloniais reflete-se nas relações sociais e nas paisagens urbanas, as quais se destacam as graves questões raciais e sociais contemporâneas que mantem a continuidade de uma estrutura pautada na colonialidade. A naturalização e romantização desses tempos pretéritos a partir de projetos museológicos é o ponto de análise desse artigo a partir dos casos específicos de projetos museológicos do Museu da Escravidão e da Liberdade (MEL)”, no Rio de Janeiro, e proposta de abertura do “Museu das Descobertas”, em Lisboa. A partir da análise do caráter seletivo das narrativas desse passado colonial e a constituição das imagens dessas cidades, por meio de instituições museológicas, reforça uma forma interpretativa específica na representação e leitura social de corpos negros, como modo de reproduzir o racismo estrutural e institucional. As
propostas dos dois museus são lidas, aqui, como integrantes de um projeto mais amplo que compreende a colonialidade como parte da modernidade.
Resumo em Inglês
This paper includes a critical approach to contemporany heritage and colonial memories, whose representations reinforce the urgency of deconstructing – and decolonizing- the still hegemonic narratives in Atlantic cities. The reproduction of the colonial past reflects on social relations and urban landscapes, wich highlight the serious contemporary racial and social issues that maintain the continuity of a structure based on coloniality. The naturalization and romantization of these former times in museum projects is the point of analysis of this article from the specific case of the museum management Project from the Museum of Liberdade e Ecravidão (MEL), in Rio de Janeiro, and the opening proposal for the “Discoveries Museum” in Lisbon. From the analysis of the selective character of the narratives of this colonial past and its constitution of perspectives about these cities , through muleological
institutions, reinforces a specific interpretative form in the representation and social reading of black bodies, as a way of reproducing structural and institucional racism. The proposals of both museums are read here as part of large project that understands coloniality as part of modernity.
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