Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60998
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE E CIDADANIA: AÇÕES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS
Promoção da Saúde e Cidadania
Prevenção das Hepatites Virais
Divulgação e Popularização Científica
Health Promotion and Citizenship
Prevention of Viral Hepatitis
Dissemination and Scientific Popularization
Ramos, Gabriela Louzada | Fecha del documento:
2022
Autor
Director
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A escola, seus profissionais e as ações pedagógicas são pilares fundamentais para fomentar uma sociedade crítica e emancipada. Este espaço também se revela favorável para a promoção da saúde e para a popularização e divulgação científica. Desta forma, esta pesquisa objetivou realizar práticas de promoção da saúde na escola, com ênfase em hepatites virais, gerando ações de transformação de sua práxis sobre o ensino em saúde. Para a realização do processo ensino-aprendizagem buscou-se trabalhar a intervenção no formato on line, usar jogos e estimular a participação ativa, assim trabalhando temáticas sobre a saúde coletiva, individual e ambiental, comportamentos de risco e outros fatores que no contexto da prevenção às hepatites virais, favorecendo a contextualização, levando os aprendizes a serem protagonistas das mudanças e melhorias individuais e coletivas e estimulando o pensamento crítico e, consequentemente, do exercício da cidadania. A abordagem qualitativa proporcionou a liberdade de expressão, a horizontalidade e a colaboração na construção das etapas interventivas, gerando robusta coleta de dados. Esta pesquisa contou ainda com a proposta da análise de jogos digitais como ferramenta metodológica e a elaboração de material de popularização e divulgação científica tais como planos de aulas realizados pelos participantes com a inserção dos temas trabalhados e a elaboração de uma Revista de Educação Popular Científica realizada pela autora. Foi identificada a fragilidade no conhecimento sobre as hepatites virais e poucas práticas de promoção da saúde no ambiente escolar. Entre os participantes pôde-se constatar a aceitação de projetos de pesquisa como forma alternativa de educação continuada, o interesse pelo conhecimento, a participação, a criatividade e ainda, a vontade de formar alunos mais críticos e emancipados pelo conhecimento. Pode-se ainda afirmar que a educação continuada é fator essencial para contribuir com a qualificação profissional e que a afetividade é elemento que favorece a aprendizagem.
Resumen en ingles
The school, its professionals and pedagogical actions are fundamental pillars to foster a critical and emancipated society. This space is also favorable for the promotion of health and for the popularization and dissemination of science. Thus, this research aimed to carry out health promotion practices at school, with an emphasis on viral hepatitis, generating actions to transform its praxis on health education. In order to carry out the teaching-learning process, an attempt was made to work on the intervention in an online format, using games and encouraging active participation, thus working on themes about collective, individual and environmental health, risk behaviors and other factors that in the context of prevention of viral hepatitis, favoring the contextualization, leading apprentices to be protagonists of individual and collective changes and improvements and stimulating critical thinking and, consequently, the exercise of citizenship. The qualitative approach provided freedom of expression, horizontality and collaboration in the construction of intervention stages, generating robust data collection. This research also included the proposal of the analysis of digital games as a methodological tool and the elaboration of material for popularization and scientific dissemination, such as lesson plans carried out by the participants with the insertion of the themes worked on and the elaboration of a Journal of Popular Scientific Education carried out by the author. We identified a lack of knowledge about viral hepatitis and few health promotion practices in the school environment. Among the participants, it was possible to verify the acceptance of research projects as an alternative form of continuing education, the interest in knowledge, the participation in creativity and also the desire to form students who are more critical and emancipated by knowledge. It can also be stated that continuing education is an essential factor to contribute to professional qualification and that affection is an element that favors learning.
Palabras clave en portugues
Saúde na EscolaPromoção da Saúde e Cidadania
Prevenção das Hepatites Virais
Divulgação e Popularização Científica
Palabras clave en ingles
School HealthHealth Promotion and Citizenship
Prevention of Viral Hepatitis
Dissemination and Scientific Popularization
Compartir