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OS MEDIADORES DA CASA DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E SEUS DESAFIOS DIANTE DA PANDEMIA (SARS-COV-2)
Oliveira, Aline Maria Andrade de | Data do documento:
2022
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O uso da mediação humana em Museus e centros de ciência e tecnologia, tem se tornado cada dia mais comum e diversos estudos apontam a mediação humana como sendo de extrema importância no cotidiano destes espaços. O mediador pode ser considerado, portanto, a humanização dos espaços em que atua, apresentando-se como vínculo direto entre a instituição e o público visitante. No entanto, esta estratégia tão cara aos espaços, pode ser bastante afetada pelas regras de distanciamento social e sanitárias, vigentes em um contexto pandêmico, o que foi o caso de museus em todo o mundo, com o surgimento da pandemia de COVID-19. Tendo em vista que a mediação humana nos museus e centros de ciência e tecnologia mostra-se muito central e, considerando as mudanças impostas por uma pandemia, o presente estudo buscou compreender, a partir da visão dos atores sociais envolvidos neste contexto, as dificuldades enfrentadas e perspectivas da mediação humana na Casa da Ciência — Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir das demandas impostas pela pandemia causada pelo vírus (SARS-CoV 2).Esta pesquisa tem como base uma investigação orientada pelos padrões da pesquisa qualitativa e, à luz de análise documental e da análise de conteúdo de Bardin, debruçou-se sobre entrevistas semiestruturadas com os mediadores e servidores da Casa da Ciência da UFRJ; e de documentos disponibilizados pela instituição. Assim, buscando compreender como se estrutura a mediação na Casa da Ciência, as atividades desenvolvidas no período da pandemia entre 2020 e 2021 e, as percepções da equipe de mediadores e servidores que lidam diretamente com eles sobre os efeitos da pandemia na mediação. Os dados obtidos descortinaram a situação complexa onde todos estavam inseridos, especialmente os mediadores, por conta dos reflexos da pandemia em suas vidas pessoal, acadêmica e nas perspectivas quanto à própria atuação como mediadores. Aspectos como a saúde mental dos estudantes, a dificuldade nos estudos e conclusão do curso, os impactos financeiros na família e a saudade do contato com o público ficaram evidentes nas falas. As perspectivas quanto ao futuro da mediação em museus e centros de ciência foram abordadas tanto pelos mediadores quanto pelas servidoras entrevistadas e, além disso, muitos relatos dos impactos positivos da atuação como mediador no cotidiano dos estudantes foram apresentados. Por fim, acreditamos que este trabalho poderá contribuir com uma visão ampliada sobre a mediação em um museu de ciência durante a pandemia, bem como os desafios enfrentados pela equipe no processo de luta pela permanência da instituição, mesmo em situações tão adversas
Resumo em Inglês
The use of human mediation in museums and science and technology centers has become increasingly common and several studies point to human mediation as being extremely important in the daily life of these spaces. The mediator can be considered, therefore, the humanization of the spaces in which he works, presenting himself as a direct link between the institution and the visiting public. However, this strategy, so prized to spaces, can be greatly affected by the rules of social and health distance, in force due to the pandemic context, which was the case for museums around the world, with the emergence of the COVID-19 pandemic. Considering that human mediation in museums and science and technology centers is very central and considering the changes imposed by a pandemic, the present study sought to understand, from the point of view of the social actors involved in this context, the difficulties faced and the perspectives of human mediation at Casa da Ciência — Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) based on the demands imposed by the pandemic caused by the virus (SARS-CoV-2). This research is based on an investigation guided by the standards of qualitative research and, in the light of documents analysis and Bardin's content analysis, it focused on semi-structured interviews with the mediators and servants of the Casa da Ciência at UFRJ; and documents made available by the institution. Thus, seeking to understand how mediation is structured in the Casa da Ciência, the activities carried out during the pandemic period between 2020 and 2021, and the perceptions of the team of mediators and servants who deal directly with them about the effects of the pandemic on mediation. The obtained data revealed the complex situation in which everyone was inserted, especially the mediators, due to the consequences of the pandemic in their personal and academic lives and in the perspectives regarding their own performance as mediators. Aspects such as the students' mental health, the difficulty in studying and completing the course, the financial impacts on the family and the longing for contact with the public were evident in the speeches. The prospects for the future of mediation in museums and science centers were addressed by both mediators and civil servants interviewed and, in addition, many reports of the positive impacts of acting as a mediator on students' daily lives were presented. Finally, we believe that this work can contribute to an expanded view of mediation in a science museum during the pandemic, as well as the challenges faced by the team in the process of fighting for the permanence of the institution, even in such adverse situations
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