Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/60661
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
02 Fome zero e agricultura sustentável03 Saúde e Bem-Estar
04 Educação de qualidade
Colecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
NATIONAL VITAMIN A SUPPLEMENTATION PROGRAM IN PRIMARY CARE: WHAT IS THE REALITY IN MINAS GERAIS, BRAZIL?
Educação alimentar e nutricional
Avaliação de programas e projetos de saúde
Food and nutrition education
Program evaluation Health policy
Titulo alternativo
Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A na atenção primária: qual a realidade em Minas Gerais, Brasil?Autor
Afiliación
Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, MG, Brasil.
Estado de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, MG, Brasil.
Estado de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Objetivou-se avaliar o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A em Minas Gerais. Utilizou-se método misto sequencial explanatório. Na abordagem quantitativa, utilizou-se instrumento multidimensional segundo componentes de suplementação da vitamina A e educação alimentar e nutricional. Usou-se uma matriz de análise com parâmetros para definir a implantação como adequada, parcialmente adequada, não adequada e crítica. Na abordagem qualitativa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. A dimensão processo foi melhor avaliada que a estrutura, apresentando grau de implantação de 84,6% e 78,5%, respectivamente. As fortalezas do programa incluem: planejamento da suplementação, alcance de metas, registro de informações, apoio ao aleitamento materno e atuação dos agentes comunitários de saúde. Entre as fragilidades estão: fragmentação do trabalho, limites na análise das informações, acesso às ações do programa, implantação de ações educativas, ausência ou insuficiência de nutricionistas e capacitações. A realidade do programa não contemplou, em sua totalidade, ações de promoção da saúde, sendo o foco a suplementação da vitamina A. É imperativo implementar ações de educação alimentar e nutricional para o enfrentamento da deficiência de vitamina A.
Resumen en ingles
The present study aimed to evaluate the National Vitamin A Supplementation Program in Minas Gerais, adopting the mixed sequential explanatory method. The quantitative approach adopted the multidimensional instrument per the components of vitamin A supplementation and food and nutrition education. We employed an analysis matrix with parameters to define the implementation as adequate, partially adequate, inadequate, and critical. We used semi-structured interviews in the qualitative approach. The "process" dimension was better evaluated than the "structure", with an implementation level (IL) of 84.6% and 78.5%, respectively. The Program's strengths include supplementation planning, achieving goals, recording information, supporting breastfeeding, and the performance of Community Health Workers. Weaknesses are fragmented work, analysis of information limits, access to the Program's actions, implementation of educational actions, and lack of or insufficient availability of nutritionists and training. The Program's reality only partially considered health promotion actions and focused on vitamin A supplementation. Implementing food and nutritional education actions is imperative to face vitamin A deficiency.
Palabras clave en portugues
Deficiência de vitamina AEducação alimentar e nutricional
Avaliação de programas e projetos de saúde
Palabras clave en ingles
Vitamin A deficiencyFood and nutrition education
Program evaluation Health policy
Compartir