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09 Indústria, inovação e infraestruturaColecciones
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CONDUTAS NÃO PROFISSIONAIS NO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS POR ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Conducta no profesional en el uso de las redes sociales por estudiantes del área de la salud: revisión integrativa de la literatura
Mídias sociais
Comportamento
Estudantes
Internet
Medios de comunicación sociales
Comportamiento
Estudiantes
Internet
Kelly Cristina dos Santos Ramos do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Curso de graduação em Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Arquivo, memória e saúde, v. 17 n. 2 (2023).
Rayane Fontenele Victor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Curso de graduação em Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Arquivo, memória e saúde, v. 17 n. 2 (2023).
Vanessa Luisa Destro Fidêncio do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Curso de graduação em Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Arquivo, memória e saúde, v. 17 n. 2 (2023).
Titulo alternativo
Unprofessional conduct in the use of social media by medical, nursing and dental students: integrative literature reviewConducta no profesional en el uso de las redes sociales por estudiantes del área de la salud: revisión integrativa de la literatura
Autor
Afiliación
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal. Curso de graduação em Fonoaudiologia. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
O objetivo deste artigo é revelar o comportamento nas mídias sociais de estudantes de cursos de graduação na área da saúde do ponto de vista da ética profissional. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura com base na pergunta norteadora: “Há condutas não profissionais na produção de conteúdo nas mídias sociais por estudantes da área da saúde?”. Foram encontrados 495 estudos nas bases de dados pesquisadas. Destes, dez atenderam aos critérios de inclusão. Os estudos incluídos haviam sido feitos com estudantes dos cursos de enfermagem, medicina e odontologia. Todos demonstraram sua má conduta nas mídias sociais em algum momento. Há mais relatos de visualizações de condutas antiprofissionais nos perfis de outros colegas do que autorrelatos quanto a esse aspecto. Conclui-se que é evidente a má conduta, nas mídias sociais, de estudantes de enfermagem, medicina e odontologia.
Resumen en ingles
This article aims to reveal the behavior of medical, nursing and dental students from the point of view of professional ethics on social media. An integrative review was carried out based on the research question: “Are there unprofessional behaviors in the production of content on social media by medical, nursing and dental students?”. A total of 495 studies, of which ten have satisfied the inclusion criteria, were found in the searched databases. The included studies had been carried out with students from universities for nursing, medical and dentistry education. Everyone has demonstrated misconduct on social media at a moment or other. There are more assertions that they see unprofessional behaviors in the profiles of other colleaguesthan self-assertions regarding this aspect. We can conclude that the misconduct of medical, nursing and dental students on social networks is evident.
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El objetivo de este artículo es revelar el comportamiento, en las redes sociales, de los estudiantes de cursos del área de la salud del punto de vista de la ética profesional. Se realizó una revisión integrativa a partir de la pregunta de investigación: “¿Existen comportamientos no profesionales en la producción de contenidos en redes sociales por parte de estudiantes del área de la salud?”. Se encontraron 495 estudios, de los cuales diez han cumplido los criterios de inclusión, en las bases de datos investigadas. Los estudios habían sido realizados con estudiantes de los cursos de enfermería, medicina y odontología. Todos ellos han demostrado mala conducta en las redes sociales en algún momento. Hay más afirmaciones acerca de visualizacionesde comportamientos no profesionales en los perfiles de otros compañeros que autoaserciones sobre este aspecto. Es posible concluir que la mala conducta de estudiantes de enfermería, medicina y odontología en las redes sociales es evidente.
Palabras clave en portugues
Má conduta profissionalMídias sociais
Comportamento
Estudantes
Internet
Palabras clave
Mala conducta professionalMedios de comunicación sociales
Comportamiento
Estudiantes
Internet
Editor
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde.
Referencia
PINHEIRO, Thainanda da Silva et al. Condutas não profissionais no uso das mídias sociais por estudantes da área da saúde: revisão integrativa da literatura. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 431-443. abr./jun. 2023.DOI
10.29397/reciis.v17i2.3265ISSN
1981-6278Notas
Thainanda da Silva Pinheiro do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Curso de graduação em Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Arquivo, memória e saúde, v. 17 n. 2 (2023).Kelly Cristina dos Santos Ramos do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Curso de graduação em Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Arquivo, memória e saúde, v. 17 n. 2 (2023).
Rayane Fontenele Victor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Curso de graduação em Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Arquivo, memória e saúde, v. 17 n. 2 (2023).
Vanessa Luisa Destro Fidêncio do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, do Curso de graduação em Fonoaudiologia teve seu artigo submetido e aprovado na edição da RECIIS - Dossiê Arquivo, memória e saúde, v. 17 n. 2 (2023).
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