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A DIVERSIDADE CULTURAL PRESENTE NOS VÍDEOS EM SAÚDE
Moraes, Alice Ferry de | Data do documento:
2005
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Os vídeos, cada vez mais, são utilizados com suportes informacionais nas ações de
intervenção social e de educação na área da saúde. Esse uso é, por si só, um indicativo
cultural uma vez que eles atendem a exigências de ordem econômica (baixo custo), de ordem de abrangência (informações para analfabetos, pouco letrados e alfabetizados), da ordem de aceitação (vínculo com a popular televisão, o cinema e o computador) e de ordem tecnológica (atualização tecnológica para CD-ROM e DVD). Conhecer os elementos estruturais facilitadores da transferência da informação, existente nos vídeos em saúde, foi nosso objetivo. Para tanto, foram analisados os vídeos finalistas da III Mostra de Vídeos em Saúde, promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e realizada no Rio de Janeiro, em 1998. A partir da análise de alguns dados das fichas técnicas desses vídeos tais como: títulos, produtores e temas foi possível identificar o meio cultural no qual eles são produzidos. A Análise do Discurso serviu para explicar as maneiras como foram dadas as informações. Essa análise contribuiu para a construção de uma tipologia, do que determinamos chamar, de “estratégias informacionais”. Elas facilitam a assimilação das informações transferidas, a partir de elementos socioculturais, discursivos, cognitivos,
comunicacionais, educacionais, de poder. Até mesmo a parte técnica dos vídeos, com seus
planos, focos, iluminação, pode colaborar na construção de uma estratégia informacional
técnica. Como resultado, ratificamos a necessidade do uso dessas estratégias, respeitando a diversidade cultural presente na maneira de desenvolver ações comunicacionais em todos os âmbitos, inclusive na promoção da saúde e na prevenção de doenças, elementos
essenciais para o progresso social.
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