Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5901
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
- IFF - Artigos de Periódicos [1287]
Metadata
Mostrar registro completoCrianças em isolamento hospitalar: relações e vivências com a equipe de enfermagem
CHILDREN IN HOSPITAL ISOLATION: RELATIONSHIP AND EXPERIENCES WITH NURSING STAFF;
NIÑOS EN AISLAMIENTO HOSPITALARIO: RELACIONES Y VIVENCIAS CON EL EQUIPO DE ENFERMERÍA
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Enfermaria de Doenças Infecciosas em Pediatria. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Agência Nacional de Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Agência Nacional de Saúde.
Resumo
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com os objetivos de: identificar os conhecimentos disponíveis na
literatura relacionados às vivências e relações dos clientes e da equipe de enfermagem frente à internação em unidades de
isolamento; e analisar as evidências do processo de aproximação da equipe de enfermagem com a criança/cliente e sua
família nesse contexto. Após a pesquisa bibliográfica, foram selecionados sete artigos de onde emergiram categorias relacionadas
tanto ao corpo do cliente, mostrando evidências para o cuidado, quanto ao distanciamento desse cuidado prestado ao
cliente portador de uma doença contagiosa em situação de isolamento. Concluiu-se que os clientes com enfermidades
infecto-contagiosas em isolamento possuem necessidades psicossociais que não estão sendo contempladas durante o seu
cuidado porque existe um distanciamento entre o cliente e a equipe de enfermagem, apesar dele ser permeado de emoção.
É necessário criar-se estratégias para transpor a barreira do isolamento sem quebrar o isolamento.
Resumo em Inglês
A descriptive study with qualitative approach aiming at: identifying available knowledge in literature related
to the experience between children/clients and nursing staff in face of the admissions of those into isolation units; and
analyzing the approach process by the nursing staff toward the client and his family in this context. After bibliographical
research seven articles were selected, out of which categories related as much to the client’s body, showing evidence for
the care, as to the lack of this care, given situation of isolation undergone by a patient with contagious disease. We
concluded that clients with infectum-contagious illness in isolation have psychosocial needs which are not being met
during their care because there is distancing between the client and the nursing staff, although the first is surrounded by
emotion. It’s necessary to create some strategies to overcome the isolation barrier without breaking the isolation proper.
Resumo em Espanhol
Estudio descriptivo, de abordaje cualitativo, con los objetivos de: identificar los conocimientos disponibles
en la literatura relacionados a las vivencias y relaciones de los niños/clientes y del equipo de enfermería delante de la
hospitalización en unidades de aislamiento; y analizar las evidencias del proceso de acercamiento del equipo de enfermería
con el cliente y su familia en ese contexto. Después de la investigación bibliográfica, siete artículos estaban seleccionados.
Emergieron categorías relacionadas tanto al cuerpo del cliente, revelando evidencias para el cuidado, cuanto al
distanciamiento de eso cuidado prestado al cliente portador de una dolencia contagiosa en situación de aislamiento. Se
concluyó que los clientes con enfermedades infecto-contagiosas en aislamiento poseen necesidades psicosociales que
no están siendo contempladas durante su cuidado porque existe un distanciamiento entre el cliente y el equipo de
enfermería, a pesar de él ser permeado de emoción. Es necesario crearse estrategias para transponer la barrera del
aislamiento sin quebrar el aislamiento.
Compartilhar