Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58934
Tipo
Trabajos presentados en eventosDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
A COMUNICAÇÃO NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS) DE VALPARAÍSO DE GOIÁS: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL
Alta complexidade
Crianças
Adolescente
Violência sexual
Valparaíso de Goiás
Carvalho, Elaine Silva de | Fecha del documento:
2022
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Governo Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Resumen en portugues
Esse projeto de pesquisa se propos a analisar a comunicação desenvolvida por
técnicos, psicólogos e assistentes sociais no atendimento ofertado a crianças e
adolescentes vítimas de violência sexual.Apesar dos vários perfis de
atendimento, a pesquisa foca na comunicação dos assistentes sociais e
psicólogos nos atendimentos às crianças e adolescentes vítimas de violência
sexual, pois ela é o principal instrumento utilizado para e durante os
atendimentos psicológicos e psicossociais. Objetivo: Analisar a comunicação
no CREAS de Valparaíso de Goiás no atendimento a crianças e adolescentes
vítimas de violência sexual, pela perspectiva dos técnicos. Método: Pesquisa
qualitativa e explicativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com os sete
técnicos que trabalharam no CREAS nos anos de 2019 e 2020, organizadas
por meio do Discurso do Sujeito Coletivo com a finalidade de captar o sentido
presente nas mensagens, e da teoria da subjetividade de González Rey por
meio da observação e análise do sujeito, sentidos subjetivos, configurações
subjetivas, subjetividade individual e subjetividade social (GONZÁLEZ REY,
1995, 1997, 2004, 2007). O resultado esperado quando a comunicação
interprofissional é feita da melhor maneira é “garantir uma comunicaçãointerprofissional aberta e efetiva desde a identificação de problemas ao
estabelecimento de mecanismos e ferramentas eficazes de comunicação”.
(Moreira et al. 2019, p.02). Biasibetti et al. (2019) reitera ao concluir que a
comunicação deve ser efetiva, e precisa ocorrer de maneira clara, direta,
conjunta e rotineira. O que se relaciona diretamente quando os técnicos
afirmam da importância da troca para os resultados do atendimento. BRASIL
(2011, p.21) Para concluir é importante compreender que existem muitos
fatores que desfavorecem o trabalho técnico no CREAS de Valparaíso de
Goiás, cada técnico tem desenvolvido ferramentas próprias a despeito de todas
as barreiras impostas pela falta de formação e pelas questões de ambiência, a
despeito de todos esses elementos dificultadores o anseio em prestar um
serviço de excelência para a comunidade tem feito com que a equipe se supere
a cada dia para vencer as barreiras comunicativas.
Palabras clave en portugues
Assistência socialAlta complexidade
Crianças
Adolescente
Violência sexual
Valparaíso de Goiás
Compartir