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Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
- IFF - Artigos de Periódicos [1285]
Metadata
Mostrar registro completoDesempenho mental de bebês pré-termo de muito baixo peso ao nascer: avaliação da estabilidade nos dois primeiros anos de vida e fatores associados ao desempenho mental
MENTAL PERFORMANCE OF VERY LOW BIRTH WEIGHT PRETERM INFANTS: ASSESSMENT OF STABILITY IN THE FIRST TWO YEARS OF LIFE AND FACTORS ASSOCIATED WITH MENTAL PERFORMANCE
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar a estabilidade
do desempenho mental de bebês
prematuros de muito baixo peso ao nascer
ao longo dos dois primeiros anos de vida e identificar os fatores associados ao seu desempenho mental. Estudo de coorte com 109 crianças. A Escala Mental da Bayley Scales of Infant Development – Second Edition foi aplicada aos 6, aos 12 e entre 18-
24 meses de idade corrigida. A estabilidade
dos escores entre as avaliações foi investigada
através de análise de variância para medidas repetidas. A associação entre as características neonatais e sociais no desenvolvimento mental foi verificada por análise multivariada através de regressão linear, considerando como desfechos os Índices de Desenvolvimento Mental aos 6 meses, 12 meses e entre 18-24 meses de idade corrigida.
A média do Índice de Desenvolvimento
Mental aos 6 meses foi 83,4 (DP: 12,4), aos 12
meses foi 86,4 (DP: 13,9) e aos 18-24 meses
foi 73,4 (DP: 14,5). Observou-se uma diminuição
significativa de 13 pontos no escore
aos 18-24 meses de idade corrigida. O Índice de Desenvolvimento Mental não apresentou estabilidade ao longo dos dois primeiros anos de vida nesta população de prematuros, exceto para as crianças que tiveram
pneumonia neonatal, cujo desempenho
foi insatisfatório em todas as avaliações. Dos fatores de risco investigados, apenas o sexo masculino e a pneumonia neonatal
estiveram associados aos desfechos.
Resumo em Inglês
The aim of this study was to investigate the stability of mental performance of very low birth weight premature infants during the first two years of life, and to identify factors associated with mental
performance.The study included 109 children. The Mental Scale of Bayley Scales of
Infant Development – Second Edition was
administered at 6, 12 and 18-24 months of
corrected age. The stability of the scores between assessments was verified by the analysis of variance for repeated measures.
The association of the major social and neonatal
characteristics with mental development
was confirmed using multivariate analysis by linear regression, considering the following outcomes: mental development
indices at 6 months, 12 months and
between 18-24 months of corrected age. The mean Mental Developmental Index (MDI)
was 83.4 (SD: 12.4) at 6 months, 86.4 (SD:
13.9) at 12 months, and 73.4 (SD: 14.5) at
18-24 months. A significant decrease in the
mental developmental index (13 points) at
18-24 month corrected age was observed.
The Mental development index did not
show stability during the first two years of
life in this population of preterm infants, except for children with neonatal pneumonia
whose performance was unsatisfactory
in all assessments. Among the risk factors
investigated only male gender and neonatal pneumonia were associated with outcomes.
Palavras-chave
Desenvolvimento InfantilPrematuro
Cognição
Seguimentos
Lactente
Desempenho psicomotor
Palavras-chave em inglês
Child DevelopmentPremature
Cognition
Follow-up Studies
Infant
Psychomotor Performance
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