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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58496
Tipo de documento
DissertaçãoDireito Autoral
Acesso restrito
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
03 Saúde e Bem-EstarColeções
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DO SONHO À AÇÃO, DA REABILITAÇÃO À AUTONOMIA PSICOSSOCIAL: UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA A LUZ DE PAULO FREIRE
Sobel, Juliana Figueiredo. | Data do documento:
2020
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
A reabilitação psicossocial apresenta-se como referencial que vem orientando as políticas e as práticas no campo da Saúde Mental. Vários estudos apontam a amplitude do campo de atuação e revelam que existem muitos conceitos em torno da reabilitação psicossocial, inclusive pelo caráter polissêmico da palavra reabilitação. Diante disso, encontra-se em Paulo Freire e em seu arcabouço teórico e metodológico caminhos para o cuidado na saúde mental. A reabilitação psicossocial e a pedagogia de Paulo Freire pautam-se na dimensão relacional, com potencial de transformar a realidade, ambas têm como horizonte a autonomia dos sujeitos em seus processos de vida, libertados das opressões que vivenciam. Dessa forma, esta dissertação buscou analisar as contribuições da Pedagogia Paulo Freire para os processos de reabilitação psicossocial junto a usuários/as e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), participantes do grupo Sonhação. Essa pesquisa tratou-se de uma pesquisa participante e teve como método a investigação temática proposta por Paulo Freire. Para os dados desta pesquisa foram analisados dez encontros do Sonhação, que foram agrupados em eixos que correspondem aos momentos da investigação temática: leitura da realidade, análise crítica da realidade e elaboração de propostas de ação. Os resultados obtidos demostram que algumas práticas de reabilitação psicossocial atendem a lógica manicomial, com práticas de segregação e de tutela, sem promoção de autonomia. Diante disso, buscou-se em Paulo Freire um referencial para as práticas de cuidado na saúde mental e, para o conceito de Autonomia, no qual compreendeu-se que o cuidado em saúde mental deve se pautar pela construção da Autonomia Psicossocial. Ademais, compreendemos que a utilização do referencial teórico e metodológico de Freire contribui para o processo de autonomia psicossocial dos/as participantes do Sonhação, tratando-se de um referencial que pode subsidiar o cuidado antimanicomial.
Resumo em Inglês
Psychosocial rehabilitation presents itself as a reference that has been guiding policies and practices in the field of Mental Health. Several studies point out the breadth of the field of action and reveal that there are many concepts around psychosocial rehabilitation, including the polysemic character of the word rehabilitation. In view of this, Paulo Freire and his theoretical and methodological framework are paths for mental health care. Psychosocial rehabilitation and Paulo Freire's pedagogy are based on the relational dimension, with the potential to transform reality, both have as their horizon the autonomy of subjects in their life processes, freed from the oppressions they experience. Thus, this dissertation sought to analyze the contributions of Paulo Freire Pedagogy to the psychosocial rehabilitation processes with users and professionals of the Psychosocial Care Network (RAPS), participants of the Sonhação group. This research was a participatory research and its method was the thematic investigation proposed by Paulo Freire. For the data of this research, ten Sonhação meetings were analyzed, which were grouped in axes that correspond to the moments of the thematic investigation: reading of reality, critical analysis of reality and elaboration of proposals for action. The results obtained show that some psychosocial rehabilitation practices meet the asylum logic, with practices of segregation and guardianship, without promoting autonomy. Therefore, Paulo Freire was sought as a reference for mental health care practices and for the concept of Autonomy, in which it was understood that mental health care should be guided by the construction of Psychosocial Autonomy. Furthermore, we understand that the use of Freire's theoretical and methodological framework contributes to the process of psychosocial autonomy of Sonhação participants, as it is a framework that can support anti-asylum care.
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