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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58069
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IFF - Artigos de Periódicos [1285]
Metadata
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O PRECEPTOR NA RESIDÊNCIA MÉDICA EM PEDIATRIA: PRINCIPAIS ATRIBUTOS
Título alternativo
The preceptor in medical residencies in pediatrics: main attributesAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Paulo. Escola Paulista de Medicina. Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde. São Paulo, SP, Brasil.
Resumo
Objetivos: Analisar o perfil dos preceptores e os atributos considerados por eles como importantes para o exercício desta função em dois programas de residência médica em Pediatria no Rio de Janeiro. Métodos: Através de um questionário respondido pelos preceptores de dois programas de residência médica em pediatria do Rio de Janeiro, um universitário e outro não, foram obtidas informações sobre sexo, idade, tempo de formado, tempo em que atua na preceptoria, formação, preparo específico para o ensino, e a citação de a técnico atributos que julgassem necessários a um bom preceptor. Os dados foram consolidados e discutidos no texto. Resultados: Dos 90 participantes, 70% eram mulheres, 74% tinham entre 30 e 49 anos, 87% formaram-se entre 10 e 29 anos atrás. Metade deles afirmou não ter preparo específico para o ensino, e a outra metade cursou as disciplinas de Pedagogia Médica e Didática Especial em seus respectivos cursos de pós-graduação. As categorias de atributos mais citadas foram exercício da tutoria, ética e humanismo, domínio do conteúdo, capacidade de educação permanente, capacidade didática. Conclusões: Os preceptores apontam o desafio de um exercício de tutoria calcado na prática médica assistencial onde a responsabilidade profissional, o relacionamento humano, a capacidade de organização, a prática avaliativa e o domínio do conteúdo constituem eixos orientadores da própria prática. A estes eixos, acrescentamos aspectos éticos e humanísticos e sua capacidade de educação permanente. No entanto, sentem a necessidade de uma capacitação didática para o desempenho de suas funções.
Resumo em Inglês
Objective: To analyze the profile of the preceptors and the attributes they consider important for the exercise of that activity, in two medical residency programs in Pediatrics in Rio de Janeiro. Methods: Through a questionnaire answered by each of the preceptors in two medical residency programs in Pediatrics in Rio de Janeiro, one of them connected to a university and the other one not,information was obtained on gender, age, time since graduation, how long they have been acting as preceptors, graduation titles, specific teaching training, and the listing of up to five attributes believed to be necessary to a good preceptor. The results were consolidated and discussed in the text. Results: Of the 90 participants, 70% were woman, 74% were between 30 and 49 years old, 87% graduated between 10 and 29 years ago. Half of them said they did not have any specific teaching training and the other half had attended courses on Medical Pedagogy and Special Didactics during their respective graduate studies. The attribute categories most frequently mentioned were the exercise of tutorship, Ethics and Humanism, mastery of the subject area, capacity of permanent education, and didactic abilities. Conclusion: The preceptors pointed to the challenge of exercising preceptorship based on a medical practice where professional responsibilities, human relationship, organizational skills, evaluation techniques, and mastery of the subject area make the main guiding axes of the practice itself. To these axes they added the ethical and humanistic aspects and their permanent education capacities. They feel, however, the need for a didactic qualification in order to accomplish their duties.
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