Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/58032
INDÚSTRIA CULTURAL E MEIO RURAL
Indústria cultural
Comunicação rural
Indústria cultural
Oliveira, Valdir Castro | Data do documento:
2012
Autor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Neste estudo, discute-se de que maneira a indústria cultural interpela, nomeia e ressignifica as práticas sociais, políticas e culturais do meio rural mediante contínuos deslocamentos semânticos dos quais emerge um rural idealizado e sem contradições. Tais práticas discursivas são hegemonicamente determinadas e pautadas pelos interesses diretos ou conectados ao agronegócio e pelas suas potencialidades de consumo de bens materiais e simbólicos. Em consequência, definem, também, o conteúdo e as estéticas expressivas dos dispositivos comunicacionais voltados para o meio rural.
Palavras-chave
Práticas discursivas para o meio ruralIndústria cultural
Comunicação rural
Indústria cultural
Compartilhar