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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57900
Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E ANATOMIA: A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALICERÇADAS NAS METODOLOGIAS ATIVAS
Ensino de Anatomia
Ensino híbrido
Gamificação
Ludicidade
Teaching Anatomy
Blended learning
Gamification
Ludicity
Freitas, Emília Cristina Benevides de | Date Issued:
2022
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser memorizadas em um curto espaço de tempo. Do ponto de vista dos alunos isso torna o estudo da anatomia monótono e desinteressante. A oferta de aulas meramente informativas desconsiderando que estamos inseridos em uma sociedade organizada em rede e globalizada, que demanda cada vez mais reflexão crítica e senso de autonomia, contribui para distanciar os alunos desse tipo de processo de ensino e aprendizagem. No caso da disciplina de Anatomia para Educação Física o problema se agrava devido a um ensino descontextualizado. Assim sendo, este trabalho teve por objetivo desenvolver práticas pedagógicas construídas a partir modelos inovadores de ensino e aprendizagem, contextualizando o ensino de Anatomia com conteúdos relevantes para o futuro professor de Educação Física. Foi realizada uma pesquisa-ação prática, de abordagem predominantemente qualitativa, uma vez que privilegia a interpretação da percepção dos participantes da pesquisa por meio de questionário com perguntas abertas, mas também foram utilizados dados quantitativos, gerados pelas questões fechadas. Além do questionário, foram coletados dados obtidos por instrumentos como diário de pesquisa, notas de campo, observação direta dos ambientes virtuais da disciplina (Moodle e redes sociais). Os participantes da pesquisa foram os graduandos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da qual a doutoranda é docente. A tese foi organizada em formato multipaper. As propostas desenvolvidas foram calcadas na incorporação do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação como instrumentos facilitadores da produção e do compartilhamento de saberes. No bojo dessa alteração de ensino presencial tradicional para o ensino presencial mediado por tecnologias, foram adotadas abordagens pedagógicas inovadoras e centradas na autonomia do estudante. O resultado foi um ambiente que integrou a plataforma Moodle como um espaço formal de ensino, as redes sociais como um espaço não formal de ensino e a gamificação da disciplina com o uso de elementos do jogo. O que culminou em uma disciplina híbrida e contextualizada para os alunos de Educação Física. Observou-se um alto grau de participação dos discentes nas atividades desenvolvidas tanto nos ambientes on line, quanto nas aulas presenciais. Foi possível verificar que os alunos se perceberam como agentes do seu próprio aprendizado e apresentaram avaliações muito positivas em relação à disciplina. Este estudo contribuiu apresentando alternativas ao ensino de Anatomia, com o uso de práticas pedagógicas que tornaram os alunos aprendizes engajados e motivados
Abstract
One of the main difficulties encountered in the teaching of Human Anatomy is to break with the traditionalist trend of approaching the content in a descriptive, content based manner, with a large volume of information that must be memorized in a short period of time. From the students' point of view, this makes the study of anatomy monotonous and uninteresting. Offering merely informative classes without considering that we are inserted in a networked and globalized society, which increasingly demands critical thinking and a sense of autonomy, contributes to distance students from this kind of teaching and learning process. In the case of Anatomy for Physical Education, the problem is aggravated by a decontextualized teaching. Therefore, this work aimed to develop pedagogical practices based on innovative models of teaching and learning, contextualizing the Anatomy teaching with relevant contents for the future Physical Education teacher. A practical action research was carried out, with a predominantly qualitative approach, since it privileges the interpretation of the perception of the research participants by means of a questionnaire with open questions, but quantitative data, generated by the closed questions, were also used. In addition to the questionnaire, data were collected using instruments such as a research diary, field notes, and direct observation of the virtual environments of the discipline (Moodle and social networks) an of the virtual environments of the discipline (Moodle and social networks). The participants of the research were the undergraduate students of the School of Physical Education and Sports of the Federal University of Rio de Janeiro, where the doctoral student is a professor. The thesis was organized in a multipaper format. The proposals developed were based on the incorporation of the use of digital information and communication technologies as facilitators of the production and sharing of knowledge. In the midst of this change from traditional face-to-face teaching to technology-mediated face-to-face teaching, innovative pedagogical approaches focused on student autonomy were adopted. The result was an environment that integrated the Moodle platform as a formal teaching space, social networks as a non-formal teaching space, and the gamification of the subject using game elements. This resulted in a hybrid and contextualized course for Physical Education students. A high level of student participation was observed in the activities developed both online and in the classroom. It was possible to verify that the students perceived themselves as agents of their own learning and presented very positive evaluations about the course. This study contributed by presenting alternatives to Anatomy teaching, with the use of pedagogical practices that made the students engaged and motivated learners
Keywords in Portuguese
Cursos de Graduação em Educação FísicaEnsino de Anatomia
Ensino híbrido
Gamificação
Ludicidade
Keywords
Undergraduate Physical Education CoursesTeaching Anatomy
Blended learning
Gamification
Ludicity
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