Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/5788
Tipo
ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Colecciones
- COC - Artigos de Periódicos [1102]
- IOC - Artigos de Periódicos [12642]
- MG - IRR - Artigos de Periódicos [4112]
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOBRE SAÚDE, EM VISITA AO MUSEU DA VIDA
Aprendizagem significativa
História da saúde
Saúde e Ambiente
Ciência e Sociedade
Titulo alternativo
An evaluation of health learning during a visit to the Museum of LifeAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Serviço de Educação em Ciências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas Rene Rachou. Laboratório de Educação em Saúde e Ambiente. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumen en portugues
Os museus oferecem atividades lúdicas e interativas, criando condições para a aprendizagem; compreendê-los nesse contexto, entretanto, é tarefa desafiadora. Qual a sua influência no processo da aprendizagem? Este artigo é fruto de pesquisa sobre as possíveis contribuições da visita a um museu de ciências, na formação de concepções sobre saúde de jovens visitantes. Apresenta resultados concernentes ao contexto do museu como ambiente favorável à aprendizagem e à captação de significados dos conteúdos explorados nas atividades realizadas. Explorar temas como a história da saúde, a relação entre saúde e ambiente, ciência como produção humana e o papel do cientista na sociedade também foi importante para a aprendizagem dos jovens.
Resumen en ingles
Museums offer visitors both play and interactive activities that allow for learning. Yet it is challenging to understand learning in this context. How does it actually influence the learning process? This article stems from research on how a visit to a science museum may contribute to shaping the health concepts held by young people. The results identify the context of the museum as an environment favorable to meaningful learning and how meanings are grasped from the content explored during activities. Another important aspect of learning for these young people was the exploration of topics like the history of health, the relation between health and environment, science as a human product, and the role of the scientist within society.
Palabras clave en portugues
Educação em museusAprendizagem significativa
História da saúde
Saúde e Ambiente
Ciência e Sociedade
Compartir