Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57885
Tipo
TCCDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
A CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL DA IDEIA DE INFÂNCIA : O BRINCAR COMO FERRAMENTA DE INSERÇÃO SOCIAL E APRENDIZAGEM
Hermenegildo, Rosária de Souza | Fecha del documento:
2021
Director
Co-director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A presente pesquisa propõe investigar como se construiu a noção que temos de infância presente na nossa sociedade e averiguar se em algum momento histórico, político e social houve influências que pautaram alterações e intervenções no processo de aprendizagem infantil. Para que fosse possível viabilizar uma linha de construção dos processos formadores da infância e do brincar em ambiente escolar como prática do conhecimento e do saber, foi necessário realizar revisões bibliográficas , do tipo narrativo, compreendido em períodos que compreendem os dez primeiros anos dos anos dois mil, estendendo-se até o início da segunda década dos anos dois mil. Ao longo da pesquisa foi possível perceber influência europeia (Idade Média e Moderna) e norte americana (década de 60) que perduram até o presente momento, o que tem resultado em uma sabotagem no processo de ensino e aprendizagem infantil. Constatou-se que a construção da infância dentro da nossa cultura além de receber influências de outras culturas e de seus teóricos, não lida bem com os aspectos positivos e significativos para a infância quando o brincar entra no espaço de educação escolar
Resumen en ingles
This research aims to investigate how the notion of childhood present in our society was built and to find out if at some historical, political and social moment there were influences that guided changes and interventions in the childhood learning process. In order to enable a line of construction of the formative processes of childhood and of playing in the school environment as a practice of knowledge and knowledge, it was necessary to carry out bibliographical reviews, of the narrative type, included in a time period comprising the first ten years of the years. two thousand, extending to the beginning of the second decade of the two thousand years. Throughout the research, it was possible to perceive European (Middle and Modern) and North American (60 ‘s) influences that last until the present moment, which has resulted in sabotage in the process of teaching and learning children. It was found that the construction of childhood within our culture, in addition to receiving influences from other cultures and their theorists, does not deal well with the positive and significant aspects for childhood when playing enters the space of school education
Compartir