Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57876
RECURSO DIDÁTICO SOBRE MAMÍFEROS: ELABORAÇÃO DE UM JOGO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Silva, Dafny Coutinho do Espirito Santo | Date Issued:
2022
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os processos de ensino-aprendizagem devem ter como um dos objetivos despertar o interesse dos estudantes para os temas que fazem parte dos conteúdos abordados. Diferentes recursos pedagógicos podem ser utilizados na prática docente para que os estudantes se interessem pelos conteúdos contemplados nas diferentes disciplinas, que integram o seu currículo escolar. A escolha do tema Mamíferos surgiu da necessidade de auxiliar professores e estudantes nos processos de ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências, trazendo a possibilidade de desenvolver um jogo como proposta metodológica a ser utilizada em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo didático lúdico que apresente conhecimentos básicos sobre Mamíferos. Utilizamos um questionário para estudantes do 7º ano de escolaridade de uma escola pública via formulário online. As respostas do questionário nortearam a elaboração de um jogo, posteriormente validado por licenciandos em Ciências Biológicas de uma instituição pública. Os resultados nos mostraram que o jogo pode ser um instrumento de auxílio para o professor, despertando o interesse do estudante para o tema, considerado de difícil compreensão no âmbito da Zoologia. A inclusão do lúdico no ensino acrescenta um fator relevante no relacionamento interpessoal, possibilitando o desenvolvimento da criatividade
Abstract
The teaching-learning processes must have as one of its objectives to arouse students' interest in the topics that are part of the contents covered. Different pedagogical resources can be used in teaching practice so that students are interested in the contents enclosed in the different subjects that form part of their school curriculum. The choice of the Mammals theme arose from the need to help teachers and students in the teaching and learning process in Science classes, bringing the possibility of developing a game as a methodological proposal to be used in class. The objective of this work was to develop a playful didactic game that presents basic knowledge about Mammals. We used a questionnaire for 7th grade students from a public school through an online form. The answers to the questionnaire guided the development of a game, later validated by undergraduates in Biology from a public institution. The results showed us that the game can be an aid tool for the teacher, arousing the students’ interest in the subject, considered difficult to understand in the scope of Zoology. The inclusion of play in teaching adds a relevant factor in interpersonal relationships, enabling the development of creativity
Share