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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57861
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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TERMINALIDADE ESPECÍFICA E AS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO INCLUSIVO NO CONTEXTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Formação profissional
Ensino técnico profissional
Educação Especial
Educação Inclusiva
Professional training
Vocational and Technical education
Special education
Inclusive education
Oliveira, Wanessa Moreira de | Date Issued:
2022
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos estudantes público da Educação Especial (EE) e a questão da conclusão de seus percursos formativos, principalmente dos estudantes com grave deficiência intelectual ou deficiência múltipla, ainda constituem questões complexas. Apesar da previsão legal da Terminalidade Específica (TE) na legislação educacional brasileira, ou da Certificação Diferenciada (CD) como mencionado mais recentemente, pouco se discute e/ou se aplica tal estatuto. Assim, a presente tese, organizada em formato de produções cientificas, com aporte teórico na Teoria da Aprendizagem Significativa e na Teoria Sócio-histórico-cultural, teve como objetivo geral analisar as possibilidades e limitações de adoção da TE para o contexto de ensino inclusivo, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Consistiu em uma pesquisa qualitativa, que adotou, como recursos de produção de dados, a análise documental, o questionário on-line e o grupo focal. A pesquisa contou com a colaboração de 29 IFs, por meio da participação de 29 profissionais atuantes no gerenciamento das políticas de inclusão nas Reitorias de cada instituição. Os dados produzidos foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin e foram apresentados e discutidos por meio de 4 artigos científicos. Como resultados do estudo, foi constatado que a TE/CD tem sido requerida nos IFs e pode se revelar como possibilidade e limitação para o desenvolvimento do ensino inclusivo. É uma possibilidade na perspectiva de responder a determinadas condições complexas de desenvolvimento acadêmico de estudantes público da EE e como forma de garantir o atendimento adequado a eles, exigindo investimento pregresso nos estudantes para o favorecimento de aprendizagens significativas. É uma limitação no sentido de que as condições estruturais básicas para o desenvolvimento da inclusão ainda estão sendo construídas nos IFs e, portanto, podem dificultar a realização do máximo investimento nos estudantes antes de conduzi-los a tal certificação. Assim, foi possível concluir que a TE/CD se configura como uma estratégia de caráter subjugado diante da realidade dos IFs. Como alternativa, sugeriu-se o investimento em certificações intermediárias, também legalmente previstas, mas pouco exploradas
Abstract
Considered as a way to promote inclusion and access to science education, Vocational and Technical Education (EPT in Portuguese) has been regarded as a challenge for academic community. Inclusive initiatives to grant permanence of target group of Special Education (EE in Portuguese) and the following completion of their courses are still complex issues particularly for students with profound intellectual and multiple disabilities. Despite the legal provision of Specific Terminality (TE in Portuguese) under Brazilian educational legislation or Differentiated Certification (CD in Portuguese) as recently proposed it is not discussed or applied effectively. Therefore, based on Meaningful Learning Theory and Socio-historical-cultural Theory, this thesis containing scientific productions aimed to analyze the possibilities and limitations imposed for the implementation of TE in the context of inclusive education at the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs). This is a qualitative research using document analysis, online questionnaire and focus group to produce survey data with the collaboration of 29 IFs and the participation of 29 professionals in the field of management of inclusion policies in the Rectory of each institution. Data analysis was performed based on Bardin's content analysis and developed in 4 scientific papers. We have found that TE/CD has been required at IFs and represents both a possibility and a limitation for the development of inclusive education. As a possibility it may meet some complex conditions for academic development of target group of Special Education and ensure proper attention, then requiring previous investment in students to foster meaningful learning. It is also a limitation considering that basic structural conditions for the promotion of inclusion are still a work in progress at IFs which may result in difficulties to achieve the maximum effect on investment for the students before leading them to such certification. Therefore we conclude that the TE/DC represents an underestimated strategy in view of the current situation of IFs. Investing in intermediate certifications is proposed which is an alternative not fully exploited despite being provided in the law
Keywords in Portuguese
Certificação DiferenciadaFormação profissional
Ensino técnico profissional
Educação Especial
Educação Inclusiva
Keywords
Differentiated CertificationProfessional training
Vocational and Technical education
Special education
Inclusive education
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