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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56983
O RECADO ESTÁ DADO:A COVID-19 E SUAS REPERCUSSÕES PARA A COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
El mensaje está dado: COVID-19 y sus repercusiones para la comunicación sanitária de las instituciones públicas
COVID-19
Comunicação e Divulgação Científica
Mídias sociais
Assessoria de Comunicação Social
COVID-19
Scientific Communication and Dissemination
Social Media
Media Advisory
COVID-19
Comunicación y Divulgación Científica
Redes Sociales
Consultoria de Medios
Alternative title
The message is given: COVID-19´s repercussions for health communication in public institutionsEl mensaje está dado: COVID-19 y sus repercusiones para la comunicación sanitária de las instituciones públicas
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Fiocruz Brasília. Brasília, DF, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com a pandemia de COVID-19, questões sobre Comunicação em Saúde ganharam
destaque no que diz respeito à relação, ainda distante, entre instituições de saúde e o
cotidiano dos brasileiros. O Brasil precisa avançar na efetivação da comunicação como
direito humano e na compreensão de que comunicar saúde não se resume à transmissão
de informações. O engajamento social depende de uma relação de confiança, conquistada
a partir da permanente escuta ao público, considerando suas necessidades, críticas e
saberes, daí a importância de construir pontes entre as instituições de saúde e o dia a dia
das pessoas. A divulgação científica, a ciência cidadã e o universo das fake news – e aquilo
que as sustenta e lhes assegura visibilidade, as mídias sociais – são também
problematizados neste ensaio. Destaca-se a necessidade de uso não ferramental da
comunicação e, principalmente, de um diálogo direto, horizontal e construtivo com as
pessoas, de modo que a ciência ocupe o lugar de influenciadora legítima não só entre os
pares, mas junto à sociedade – beneficiária e financiadora maior de seu trabalho.
Abstract
Health Communication issues gained prominence in the COVID-19 pandemic, specially the
distant relationship between health institutions and the daily lives of Brazilians. Brazil needs
to advance in the communication as a human right and in the understanding that
communicating health is not limited to the transmission of information. Social engagement
depends on a relationship of trust, achieved through permanent listening to the public,
considering their needs, criticisms and knowledge, hence the importance of building bridges between health institutions and people's daily lives. Scientific dissemination, citizen science,
and the fake news universe in social media are also discussed in this essay. The need for a
non-tooled use of communication is highlighted and, mainly, for a horizontal and constructive
dialogue with people, so that science occupies the place of a legitimate influencer not only
among peers, but with society (beneficiary and major funder of their work).
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Con la pandemia de la COVID-19, las cuestiones de Comunicación en Salud ganaron
destaque, en especial la relación lejana entre las instituciones de salud y el cotidiano de los
brasileños. Brasil necesita avanzar en la realización de la comunicación como un derecho
humano y en la comprensión de que comunicar salud no se limita a la transmisión de
información. El compromiso social depende de una relación de confianza, lograda a través
de la escucha permanente del público, considerando sus necesidades, críticas y
conocimientos, entonces, crear enlaces entre las instituciones de salud y el cotidiano de las
personas es importante. La divulgación científica, la ciencia ciudadana y el universo de las
fake news – y lo que las sustenta y asegura su visibilidad, las redes sociales – también son
discutidas en este ensayo. Se destaca la necesidad de un uso no instrumentalizado de la
comunicación y, principalmente, de un diálogo directo, horizontal y constructivo con las
personas, para que la ciencia ocupe el lugar de un legítimo influenciador no sólo entre sus
pares, sino con la sociedad – beneficiaria y gran financiadora de su trabajo.
Keywords in Portuguese
Comunicação em SaúdeCOVID-19
Comunicação e Divulgação Científica
Mídias sociais
Assessoria de Comunicação Social
Keywords
Health CommunicationCOVID-19
Scientific Communication and Dissemination
Social Media
Media Advisory
Keywords in Spanish
Comunicación en SaludCOVID-19
Comunicación y Divulgación Científica
Redes Sociales
Consultoria de Medios
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