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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56959
VÍDEOS DO YOUTUBE COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA CRIANÇAS: A PANDEMIA DA COVID-19
Ramos, Uri Duarte de Oliveira | Data do documento:
2022
Autor(es)
Orientador
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
Crianças são considerados sujeitos mais vulneráveis às repercussões psicossociais da pandemia de Covid-19. Em virtude do distanciamento social ocasionado pela quarentena e adoção de atividades online, sobretudo desse público, como forma de mitigar os efeitos do fechamento das escolas, as redes sociais se tornaram essenciais para o cotidiano das crianças. A cobertura da mídia sobre a pandemia de Covid-19 tem sido extensa. Neste cenário, as crianças vêm sendo expostas diariamente a uma avalanche de informações direta ou indiretamente, na medida que assistem a notícias na televisão, em redes sociais e ainda em conversas entre seus familiares e amigos. Diante da participação majoritária de crianças em plataformas cujas funcionalidades centrais estão no acesso a vídeos, destacamos o YouTube. Entretanto, pesquisas indicam a proliferação tanto de vídeos úteis como fonte de informação quanto de desinformação com conteúdo enganoso ou falso na plataforma. Sendo assim, buscou-se criar critérios para identificação de vídeos para crianças no YouTube com base na literatura. O percurso metodológico se insere nos campos bibliográfico e documental. A coleta de dados foi realizada pela observação de um corpus amostral composto por dez vídeos infantis com tema ligado à pandemia, com a utilização de um protocolo de análise de conteúdo com abordagem qualitativa. A análise indica que, o conteúdo dos temas abordados está em consonância com orientações universais e oficiais amplamente difundidas por autoridades competentes, até mesmo por youtubers. Entretanto, a ausência de vídeos com conteúdo enganoso ou falso é agradável, mas pode ser justificada pela fonte primária das informações (OMS, OPAS, Anvisa e o MS brasileiro), sub-representadas, sem menção direta ou indicação como fonte confiável na descrição dos vídeos.
Resumo em Inglês
Children are considered the most vulnerable subjects to the psychosocial repercussions of the Covid-19 pandemic. Due to the social distance caused by the quarantine and the adoption of online activities, especially for this audience, as a way of mitigating the effects of the closing of schools, social networks have become essential for children's daily lives. Media coverage of the Covid-19 pandemic has been extensive. In this scenario, children have been exposed daily to an avalanche of information directly or indirectly, as they watch news on television, on social networks and even in conversations between their family and friends. Given the majority participation of children on platforms whose central features are access to videos, we highlight YouTube. However, research indicates the proliferation of both useful videos as a source of information and misinformation with deceptive or false content on the platform. Therefore, we sought to create criteria for identifying videos for children on YouTube based on the literature. The methodological course is inserted in the bibliographic and documentary fields. Data collection was carried out by observing a sample corpus composed of ten children's videos with a theme related to the pandemic, using a content analysis protocol with a qualitative approach. The analysis indicates that the content of the topics covered is in line with universal and official guidelines widely disseminated by competent authorities, even by youtubers. However, the absence of videos with misleading or false content is pleasant, but it can be justified by the primary source of information (WHO, PAHO, Anvisa and the Brazilian MS), underrepresented, without direct mention or indication as a reliable source in the description of the videos.
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