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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56288
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidade08 Trabalho decente e crescimento econômico
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DISPUTAS, CONTRADIÇÕES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE NO HOSPITAL FEDERAL DE BONSUCESSO COMPROMETIDO COM A TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO
Nonato, Verônica Wermelinger Costa | Fecha del documento:
2022
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumen en portugues
Esta dissertação, desenvolvida no âmbito da Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / FIOCRUZ, teve como objetivo geral analisar as ações de educação desenvolvidas no Hospital Federal de Bonsucesso para os seus trabalhadores, buscando compreendê-las à luz da visão histórico crítica da educação permanente em saúde. Nesse sentido, buscou-se captar as disputas de concepções e práticas, contradições e desafios enfrentados na instituição para a construção de um projeto de educação permanente comprometido com a transformação do trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram coletados no Hospital Federal de Bonsucesso por meio de entrevistas semi-estruturadas com servidores públicos concursados, lotados há pelo menos um ano em um dos serviços responsáveis por desenvolver ações de educação para os trabalhadores de saúde da instituição. Além das entrevistas, foi utilizada também a observação de campo, visto que a pesquisadora trabalha no local estudado. No total foram entrevistados 9 trabalhadores. A subdivisão dos entrevistados foi feita da seguinte forma: 2 integrantes do Serviço de Educação Continuada em Enfermagem, 3 do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa, 2 da Coordenação de Gestão de Pessoas, 1 da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e 1 do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente. A análise dos dados mostrou que as dificuldades vivenciadas no HFB são muitas e estão relacionadas, em sua maioria, à precarização do trabalho em saúde no contexto do neoliberalismo. Desse modo, as penosidades do trabalho e a desvalorização profissional provocam extrema desmotivação entre os trabalhadores, o que leva a uma baixa adesão destes às ações educativas propostas na instituição. Diante desse contexto, defende-se que tais ações estejam ancoradas nas propostas de educação permanente em saúde de modo que façam sentido para os trabalhadores e que propiciem diálogos críticos sobre os processos de trabalho e as suas necessidades de mudança. Acredita-se que o caminho para a mudança seja por meio da construção de um projeto de educação permanente no HFB comprometido com a transformação do trabalho que, para além da questão meramente técnica, possibilite reflexões sobre as determinações históricas, econômicas, culturais e ideológicas que envolvem o trabalho no SUS, a fim de conscientizar os trabalhadores para a importância da luta coletiva por melhores condições de trabalho e também de vida.
Resumen en ingles
This dissertation, developed within the scope of the Post-Graduation in Professional Education in Health at the Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / FIOCRUZ, had the general objective of analyzing the educational actions developed at the Federal Hospital of Bonsucesso for its workers, seeking to understand them in light of the critical historical view of permanent education in health. In this sense, we sought to capture the disputes of conceptions and practices, contradictions and challenges faced in the institution for the construction of a permanent education project committed to the transformation of work. For that, study case guided by a qualitative epistemology. Empirical data were collected at the Hospital Federal de Bonsucesso through semi-structured interviews with public servants who had been employed for at least one year in one of the responsible services for developing education actions for the institution's health workers. In addition to the interviews, field observation was also used, since the researcher works in the studied place. In total, 9 workers were interviewed. The interviewees were subdivided as follows: 2 members from the Continuing Education in Nursing Service, 3 from the Center for Improvement and Research Studies, 2 from the People Management Coordination, 1 from the Hospital Infection Control Commission and 1 from the Center for Quality and Patient Safety. Data analysis showed that the difficulties experienced at the HFB are many and are mostly related to the precariousness of health work in the context of neoliberalism. In this way, the hardships of work and the professional devaluation cause extreme demotivation among workers, which leads to their low adherence to the educational actions proposed in the institution. In this context, it is argued that such actions are anchored in the proposals for permanent education in critical health, so that they make sense for workers and that they provide dialogues about work processes and their needs for change. It is believed that the path to change is through the construction of a permanent health education project at the HFB committed to the transformation of work that, beyond the merely technical issue, enables reflections on the historical, economic, cultural and ideological determinations that involve the work in SUS, in order to make workers aware of the importance of the collective struggle for better working and living conditions.
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