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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/56160
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
Metadata
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OFICINA DE LEITURA E ESCRITA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A RELEVÂNCIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Azevedo, Anderson Leonardo de | Data do documento:
2022
Título alternativo
Reading and writing workshop for Youth and Adult Education students: the relevance of the school library as a pedagogical resourceAutor(es)
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento da Oficina de Leitura e Escrita para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, na Biblioteca Emília Bustamante da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, apresentam-se primeiramente um panorama do analfabetismo no Brasil, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019, e as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para mitigar essa defasagem social. Em seguida, são apresentados os conceitos da Educação de Jovens e Adultos, a importância da leitura e da escrita e a definição de biblioteca escolar. Por último, são analisados os relatos da professora de língua portuguesa, do coordenador do curso e dos bibliotecários que acompanharam o desenvolvimento da Oficina e os resultados obtidos. De acordo com esses profissionais, observou-se que os alunos participantes apresentaram avanços no desempenho dentro e fora da sala de aula, com melhora significativa na interpretação de textos, escrita e até na dicção. Como conclusão, a experiência comprova a importância da leitura e da escrita na vida em sociedade do indivíduo e a relevância da biblioteca escolar como recurso pedagógico no desenvolvimento da capacidade de letramento e na formação de um sujeito crítico, que busca expandir suas experiências existenciais de acordo com sua realidade e vivências.
Resumo em Inglês
The purpose of this article is to present an experience report on the development of the Reading and Writing Workshop for students of Youth and Adult Education, at Joaquim Venâncio Polytechnical School of Health Library - Emília Bustamante, from Oswaldo Cruz Foundation in Rio de Janeiro. To this end, an overview of illiteracy in Brazil appears first, according to information from Brazilian Institute of Geography and Statistics in 2019 and the Law of Directives and Bases of National Education determinations to mitigate this social gap. Then, the concepts of Youth and Adult Education, the importance of reading and writing and the definition of the school library are ordered. Finally, the reports from the Portuguese language teacher, the course coordinator and the librarians who followed the development of the Workshop and the results obtained are analyzed. According to these professionals, it was observed that the participating students showed advances in performance inside and outside the classroom, with a significant improvement in interpretation of texts, writing and even in diction. In conclusion, the experience proves the importance of reading and writing in the individual's life in society and the impact of the school library as a pedagogical resource in the development of literacy capacity and in the formation of a critical person, who seeks to expand his existential experiences according to his reality and experiences.
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