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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55968
Tipo de documento
TeseDireito Autoral
Acesso aberto
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
04 Educação de qualidadeColeções
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EM BUSCA DO LETRAMENTO CIENTÍFICO: ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE BIOINFORMÁTICA PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO
Mendes, Anna Carolina de Oliveira | Data do documento:
2022
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
O termo Letramento Científico vem sendo amplamente debatido nas áreas de educação, ensino de Ciências e como constituinte das políticas públicas. Isso advém da percepção de que a Ciência não é neutra e seu desenvolvimento está diretamente relacionado ao desenvolvimento da sociedade. Possibilitar o Letramento Científico, nesse sentido, torna-se uma meta real dos docentes, ao intentar contribuir para uma formação discente que utilize o conhecimento científico adquirido na solução de problemas do dia a dia e na tomada de decisões com responsabilidade social. O ensino de Genética é visto como uma área central da Biologia, posto que seu conteúdo transpassa diversas áreas. Por isso, o tema deve contribuir para a formação de um pensamento crítico. Face a esse cenário, o objetivo da presente tese foi avaliar o uso de uma estratégia didática alicerçada em ferramentas de Bioinformática no ensino de Genética como contribuição para o Letramento Científico nesta área. Para tal, desenvolvemos uma plataforma com ferramentas de Bioinformática para fins didáticos, OLATCG, cujo objetivo foi de democratizar para alunos do ensino médio o uso das ferramentas computacionais. A pesquisa é de caráter descritivo com abordagem qualitativa, na qual levantamos as concepções prévias de alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública sobre Genética e recursos tecnológicos, por meio de questionário cujas respostas foram analisadas por tematização. Elaboramos uma estratégia didática com procedimentos experimentais in silico e por último realizamos a sua validação, com os dados desse momento analisamos o impacto da utilização de ferramentas de Bioinformática para a formação de um indivíduo letrado cientificamente. Os resultados revelaram lacunas nas concepções dos estudantes sobre os temas que envolvem a Genética, principalmente no que tange à relação existente entre o DNA, a proteína e a divisão celular a partir do diagnóstico inicial realizado. A validação da estratégia didática nos mostrou que a utilização da plataforma com ferramentas de Bioinformática pode contribuir para o aprendizado de alguns temas de Genética molecular e de filogenia, do mesmo modo que pode oportunizar aos alunos o contato mais estreito com a pesquisa científica, mediante a utilização de temas recorrentes na mídia. A análise dos níveis de Letramento se mostrou promissora e demonstrou que dois dos grupos apresentaram níveis de Letramento Científico que sugerem habilidades mais complexas, nos sinalizando enquanto positiva a estratégia didática. No entanto, faz-se mister que essas análises sejam feitas com grupos maiores, em turmas regulares de ensino, para que após a realização da estratégia didática a turma continue sendo acompanhada pelo docente e o mesmo avalie esse nível de Letramento Científico de maneira prospectiva
Resumo em Inglês
The term Scientific Literacy has been widely discussed within different areas, such as education, Science teaching and as a foundation for public policies. It arises from the perception that Science is not neutral, and its development is directly related to the society’s own development. In doing so, allowing the Scientific Literacy becomes a real goal for teachers when aiming to contribute to a student formation which uses the scientific knowledge learnt in daily problem-solving situations as well as taking socially responsible decisions. Genetics teaching is seen as a key area in Biology since its contents permeate other ones. Thereby, this theme must contribute to the formation of a critical thinking. Given this scenario, this thesis aims at assessing the use of a teaching strategy based on bioinformatics’ tools on Genetics teaching to the promotion of Scientific Literacy. With that in mind, it was designed an online educational platform with bioinformatics tools named OLATCG, which aimed at making the access to computational tools more democratic. We are conducting a descriptive study with a qualitative approach, in which previous students’ conceptions on Genetics and technological resources were obtained with the use of an online questionnaire applied to first- and third-year high school students from a Brazilian Public School. The answers were analysed by using thematization. We have come up with a teaching strategy containing in silico experimental procedures validated afterwards. In possession of such data, we have analysed the impact of using bioinformatics’ tools in the development of a scientific lettered individual. The results have revealed gaps on students’ conceptions on topics regarding Genetics, mainly on the ongoing relation between DNA, protein and cellular division. The teaching strategy validation has shown that the use of a platform with bioinformatics’ tools might contribute to the learning of certain topics in molecular genetics and phylogeny. Likewise, it might allow students to have a closer contact with scientific research through the use of recurrent mainstream topics. The analysis of Scientific Literacy levels has proven not only to be promising but it has also evidenced that two out of the three studied groups have presented levels of Scientific Literacy to suggest a more complex use of abilities. It highlights the positive aspect of the teaching strategy. Notwithstanding, such analyzes must be conducted with larger groups in regular high school classes so that, after the teaching strategy is carried, the group may be followed by the teacher, regularly reassessing the Scientific Literacy levels
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