Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55958
Tipo
DisertaciónDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
04 Educação de qualidadeColecciones
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM DOCUMENTÁRIOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
Educação Ambiental Crítica
Documentários
Questões Socioambientais
Documentary
Elementary School II
Inquiry-based Teaching
Silva, Ana Lucia Pinto da | Fecha del documento:
2021
Director
Miembros de la junta
Afiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumen en portugues
A Educação Ambiental tem grande relevância como tema curricular, contribuindo na formação dos alunos da educação básica, proporcionando espaço para discussões de forma interdisciplinar sobre a interação ser humano e meio ambiente, degradação de florestas, justiça ambiental, poluição em oceanos, entre outros. Várias estratégias têm sido utilizadas por educadores na tentativa de aproximar os estudantes do contexto em que vivem. Entretanto, para que ocorra uma mudança de cenário, se faz necessário uma mudança cultural e social com relação ao modelo de educação ambiental que vem sendo praticado nas escolas. A linguagem audiovisual, de forma lúdica, pode promover reflexões sobre o tema. A utilização de documentários para alunos do Ensino Fundamental II, na temática Educação Ambiental Crítica, pode contribuir para o ensino do tema, visando a transformação de atitudes sobre o meio ambiente. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo geral descrever a importância do gênero documentário como estratégia pedagógica na temática da educação ambiental crítica. Foram selecionados documentários com abordagem crítica de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas e como resultados são apresentados documentários com reflexões pertinentes sobre a degradação do meio ambiente, populações tradicionais, acúmulo e descarte de lixo de forma incorreta e desmatamento de florestas, com graves consequências sobre o efeito estufa. Espera-se, assim, contribuir com a discussão sobre temas ambientais de forma crítica, assim como na formação de cidadãos conscientes
Resumen en ingles
Environmental Education has great relevance as a curricular theme, contributing to the formation of basic education students, providing space for interdisciplinary discussions on the interaction of human beings and the environment, forest degradation, environmental justice, ocean pollution, among others. Several strategies have been used by educators in an attempt to bring students closer to the context in which they live. However, for a change of scenario to occur, a cultural and social change is needed in relation to the model of environmental education that has been practiced in schools. The audiovisual language, in a playful way, can promote reflections on the theme. The use of documentaries for Elementary School II students, in the Critical Environmental Education theme, can contribute to the teaching of the subject, aiming at transforming attitudes about the environment. In this context, this research aims to describe the importance of the documentary genre as a pedagogical strategy in the subject of critical environmental education. Documentaries with a critical approach were selected in accordance with the Sustainable Development Goals of the United Nations Organizations and as a result, documentaries are presented with pertinent reflections on the degradation of the environment, traditional populations, incorrect accumulation and disposal of garbage and deforestation of forests, with serious consequences on the greenhouse effect. It is expected, therefore, to contribute to the discussion of environmental issues in a critical way, as well as in the formation of conscientious citizens
Palabras clave en portugues
Educação BásicaEducação Ambiental Crítica
Documentários
Questões Socioambientais
Palabras clave en ingles
Critical Environmental EducationDocumentary
Elementary School II
Inquiry-based Teaching
Compartir